VOLTAR

Terra Indígena Trombetas-Mapuera terá escola de Ensino Médio

Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br/
Autor: Sérgio Chene e Janise Abud
17 de Mar de 2011

Nos próximos meses, o governo do Estado vai inaugurar a primeira escola de Ensino Médio na Terra Indígena Trombetas-Mapuera, localizada no município de Oriximiná, no oeste paraense. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (17) pelo secretário de Estado de Educação, Nilson Pinto, durante reunião com professores da etnia Wai-wai, entre eles o cacique Eliseu Wai-wai.

A escola beneficiará cerca de 200 estudantes da aldeia Kwanamari. No encontro, os docentes foram informados que, ainda este ano, será construída uma escola com oito salas de aula, para atender 250 alunos da rede estadual na aldeia Mapuera, com alojamento para professores.

Nos documentos apresentados ao secretário Nilson Pinto, as lideranças indígenas solicitaram ainda celeridade na construção da unidade na aldeia Inajá, que estaria com 60% da obra realizados, e na aldeia Bateria, onde é aguardado o início da construção de outra escola.

A comunidade Mapuera, que tem cerca de 1.200 indígenas, dispõe de uma escola de Ensino Fundamental onde estudam 477 alunos. Os jovens indígenas, matriculados no Ensino Médio, estudam na Casa de Reunião Umaná, espaço onde os integrantes da etnia Wai-wai realizam suas celebrações. Mas a Casa não tem condições ideais para o aprendizado. "Queremos uma escola de Ensino Médio. A Casa Grande não é adequada. Não tem o mínimo de condições de aprendizado. É escuro pela manhã", contou Paulo Wai-wai.

Compromisso - "Vamos viabilizar recursos do Ministério da Educação e construir escolas adequadas para os alunos da rede estadual", afirmou Nilson Pinto. O setor de rede física da Seduc iniciará a construção da unidade de ensino na aldeia Bateria quando baixar o nível do rio.

O secretário reiterou que providências serão tomadas para oficializar a implantação do Ensino Médio nas aldeias Inajá, Kwanamari e Takará, ainda este ano. Nesses locais já existem 58 alunos aptos ao Ensino Médio. A Seduc dará atenção especial no circuito modular das aulas na aldeia Mapuera. "Começaremos na Mapuera e depois implantaremos nas aldeias menores", adiantou o titular da Seduc.

A Secretaria também oficializará a contratação de barqueiros para atender a comunidade Mapuera. Eles ficarão responsáveis pelo transporte de material e produtos, como merenda e carteiras, para atender às escolas de Ensino Médio da região Trombetas-Mapuera.

Jogos - Após a reunião com o secretário de Educação, os indígenas foram recebidos pelo governador Simão Jatene, no Palácio dos Despachos, acompanhados por Nilson Pinto.

Os líderes da Terra Indígena Trombetas-Mapuera agradeceram a oportunidade de conversar com o chefe do Executivo, e aproveitaram para convidar Simão Jatene para os Jogos Indígenas, evento que pretendem realizar em uma das aldeias Wai-wai, em julho deste ano. Eles também solicitaram apoio ao governo do Estado para aquisição de um barco.

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=73807

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.