VOLTAR

Terra Indígena do Xingu terá vários Kuarup

Site da Funai
29 de Jul de 2002

A festa do Kuarup, tradição cultural dos povos indígenas do Xingu (MT), realizada para homenagear os mortos, será celebrada este ano em diversas aldeias. Para o Kuarup da aldeia Yawalapiti, programado para os dias 03 e 04 de agosto, em homenagem ao líder indígena e pajé, Paru, pai do cacique Aritana, conhecido internacionalmente e falecido no final do ano passado, estão convidados diplomatas, jornalistas, políticos e interessados na questão indígena.

Após os Yawalapiti, que abrem a série de Kuarup este ano, os Kamaiurá realizam o Kuarup nos dias 17 e 18 de agosto em homenagem a quatro pessoas importantes falecidas recentemente: o cacique Sucuri, da aldeia Morena; o jovem Kotik, filho do cacique Kotok e neto de Tacumã, da aldeia Ipawu; o cantor Piraru-u Kamaiurá e a índia Kaiti Kamaiurá. Na aldeia Kuikuri, a festa ocorrerá em 24 e 25 de agosto e celebrará a morte do filho do cacique Atahulu, o jovem Madjuri. Na aldeia dos Kalapálo, a homenagem será para o funcionário da Funai e ex-chefe do Posto Indígena Kuluene, Wassanani, também chamado de Ronaldo Kalapálo, nome atual do posto.

A Administração Executiva Regional do Xingu (AER), única que funciona na sede da Funai em Brasília, recebeu ontem, por rádio, a informação de que os homens das aldeias onde haverá Kuarup iniciaram na sexta-feira passada (26), o período de pesca para alimentação dos convidados durante a tradicional festa. O peixe será moqueado (defumado) e guardado para grande recepção aos convidados. Todas as aldeias participam do Kuarup dos vizinhos. É uma grande integração das etnias que habitam a Terra Indígena Parque do Xingu .

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.