VOLTAR

Terminam hoje inscrições do vestibular indígena

Brasil Norte-Boa Vista-RR
16 de Jan de 2003

As inscrições para primeiro vestibular indígena promovido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) terminam hoje.
A previsão é de 180 a 200 índios estejam fazendo as provas da primeira fase do concurso, no próximo domingo.
Segundo Raimundo Nonato, presidente da Comissão Permanente de Vestibular (CPV), a prorrogação foi necessária devido as dificuldades de deslocamento dos candidatos até Boa Vista.

"Por ser um processo especial foi decidido alongar o período de inscrição, pois muitos índios moram em localidades distantes", explicou Nonato. Os candidatos disputarão 60 vagas. O curso de Licenciatura Intercultural será ministrado de forma modular. No domingo, os candidatos realizarão a fase classificatória. "Eles farão prova de Redação. Em seguida, haverá uma entrevista e prova de Títulos", orientou o presidente.

Os exames vão acontecer no Campus da UFRR. Apenas candidatos que comprovem ser índios, apresentando registro expedido pela Funai, por exemplo, podem fazer o vestibular.
Nonato informou também que a taxa cobrada é de R$ 25,00 podendo ser paga no Bradesco ou na própria CPV. "Esperamos que tudo saia de acordo com o previsto", disse.

A índia macuxi Raiane Aragon, professora de Ciências no Sul do Estado, não pôde fazer as inscrições porque esqueceu alguns documentos. "O pior é que não vai dar tempo de buscá-lo onde mora", informou.
Poucos indígenas procuraram se inscrever no vestibular ontem pela manhã. "Acho uma ótima criarem mecanismos para elevar a cultura indígena do nosso povo", comentou Raiane.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.