VOLTAR

Terenas invadem fazenda em MS para pedir terra

Folha de S. Paulo-São Paulo-SP
07 de Mar de 2003

Pelo menos 100 índios terena invadiram ontem a fazenda Santo Antônio em Sidrolândia (64 km a sudoeste de Campo Grande, Mato Grosso do Sul). Quatro propriedades já foram invadidas na região desde o dia 22 fevereiro.

O administrador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande, Márcio Justino, disse que 3.000 índios de seis aldeias reivindicam a demarcação de 17 mil hectares de terra.

Na área reclamada pela nação terena, estão localizadas fazendas de médio e pequeno porte. Os proprietários recorreram à Justiça contra a demarcação, o que motivou as invasões.

As polícias Civil, Militar e Federal não registraram ocorrência.
No último dia 22, 300 índios invadiram a fazenda Buriti, no município de Dois Irmãos de Buriti (MS), e expulsaram 11 famílias da propriedade.

A Polícia Militar registrou no dia seguinte outra invasão, desta vez na fazenda São Sebastião, no mesmo município. A Funai informa que uma quarta propriedade, a Aroeira, foi invadida pela nação terena. Desde 1999, os índios já ocupavam a fazenda Furnas de Estrela, em Sidrolândia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.