VOLTAR

Tentativa de homicídio contra liderança no Quilombo Brejo dos Crioulos

Cedefes - http://www.cedefes.org.br
13 de Jan de 2014

Tentativa de homicídio contra liderança no Quilombo Brejo dos Crioulos no Norte de MG

Pedidos de medidas urgentíssimas às autoridades competentes

Em meados de 2013, a fazenda do Prefeito de Varzelândia/MG, Felisberto Rodrigues Neto foi retomada pelos quilombolas de Brejo dos Crioulos, uma vez que se encontra inserida no território quilombola cuja área total deste território negro, demarcada pelo INCRA/MG, é de 17.302,00,00 hec. (dezessete mil trezentos e dois hectares). Todo o território quilombola foi objeto do decreto de desapropriação expedido em 29/10/2011, pela Presidência da República, após intensa manifestação dos quilombolas em Brasília.

Nessa manhã de 09/01/2014, segundo ligação de José Carlos de Oliveira Neto (VÉIO), o Prefeito Felisberto Rodrigues Neto, acompanhado de dois jagunços, um tal de ZÉ e outro conhecido por JOÃO, e o filho do prefeito Danilo, todos em uma caminhonete e em dois carros da prefeitura de Varzelândia, bem como de guarnição da PMMG, foram até a fazenda ocupada pelos quilombolas e os expulsaram a tiros, sem mandado judicial. Parece que a PMMG ficou afastada da fazenda, para não aparecerem, pois não tinham mandado judicial.

Relata o Véio, que só não morreu em razão de ter corrido para não ser atingido pelos tiros de carabina disparados por um dos jagunços sob as ordens do prefeito FELISBERTO.

A referida fazenda está sub judice cujo processo ainda não teve ordem de despejo contra os ocupantes conforme movimentação abaixo.

http://www.cedefes.org.br/index.php?p=afro_detalhe&id_afro=11296

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.