VOLTAR

Tentativa de acordo em Japorã discutida na Governadoria

Campo Grande News-Campo Grande -MS
Autor: Maristela Brunetto
28 de Jan de 2004

Estão marcadas duas reuniões hoje, na Governadoria, em Campo Grande, para tentar uma saída conciliada para a ocupação de 14 fazendas por índios em Japorã, no extremo Sul de Mato Grosso do Sul. Às 8h, o governador em exercício Egon Krakhecke (PT) reúne-se com secretários, Polícia Federal e Justiça Federal para discutir o tema. Nas conversas de ontem, em Dourados, os donos de área rejeitaram acordo para uma saída intermediária, dificultando a negociação.
À tarde eles participam de nova reunião, na Governadoria. Conforme o Bom Dia MS, o Ministério da Justiça irá montar um grupo para acompanhar a situação e ajudar na conciliação de interesses.
Haveria disposição dos índios, que até então nem admitiam negociar, em deixar as áreas menores e manter grupos em algumas fazendas. Os guarani-caiuás são da aldeia Porto Lindo, que tem 1,6 mil hectares e querem a ampliação para 9,4 mil hectares. Trabalho de identificação feito por antropólogos apontou 7,8 mil hectares como sendo terra indígena. A área estaria exatamente nas fazendas ocupadas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.