VOLTAR

Temperatura passa dos 40oC em cidades do interior de São Paulo

OESP, Metrópole, p. A19
15 de Out de 2014

Temperatura passa dos 40oC em cidades do interior de São Paulo
Bloqueio atmosférico que atinge a capital vai ganhar força na quinta-feira, impedindo a entrada de umidade e frentes frias

Caio do Valle e Mônica Reolom - O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - A umidade relativa do ar na cidade de São Paulo ficou em 50% nesta terça-feira, 14, - bem acima dos 20% de segunda -, mas o bloqueio atmosférico que atinge a capital vai ganhar força na quinta-feira e impedir a entrada de mais umidade e de frentes frias. As temperaturas, que bateram recorde nesta terça-feira no interior do Estado, podem chegar aos 35oC na capital e acima dos 40oC no norte e oeste do Estado.
"Esta quarta-feira ainda terá bastante nuvens, mas para quinta e o fim de semana a situação fica crítica de novo, com umidade baixa e calor", diz o meteorologista Vitor Kratz, da Climatempo. A partir desta quarta, o ar seco deve voltar ao patamar dos 20%, mesmo índice previsto para o fim de semana - o ideal para a saúde humana é a partir de 40%.
A chuva deve chegar somente em forma de pancadas, no sábado à tarde. "Por causa do calor forte, pode haver chuvas isoladas na cidade", diz o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Recorde. A cidade de São Simão, próxima de Ribeirão Preto, no interior do Estado, atingiu o recorde histórico de 39,5oC às 15 horas desta terça. Desde que começou a medição na cidade pelo Inmet, em 1961, a temperatura nunca havia atingido esse patamar. Nove cidades paulistas passaram dos 40oC, conforme o Inmet - a campeã Valparaíso chegou a 40,6oC.
O interior do Estado estava entre as áreas mais quentes do Brasil por volta da 13 horas: das dez maiores temperaturas observadas nesse horário, quatro eram em cidades paulistas.
Na sexta-feira, na capital e em diversos pontos do Estado podem ser quebrados mais recordes históricos de calor - a previsão de máxima em São Paulo é perto dos 37oC na sexta e no sábado e de até 42oC no interior, especialmente no norte e noroeste.
No último domingo, a cidade já havia alcançado 34,9 graus à tarde, a mais alta temperatura desde 9 de fevereiro. A medição mais alta do ano foi verificada em 7 de fevereiro - 36,4 graus.
Cuidados. Para evitar problemas de saúde decorrentes da baixa umidade, o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) recomenda que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas, umidifiquem os cômodos da casa, permaneçam em locais protegidos do sol e consumam bastante água.

OESP, 15/10/2014, Metrópole, p. A19

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,temperatura-passa-dos-40…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.