VOLTAR

Temerosos com a vacina contra a gripe, índios se recusam a imunização

Tribuna da Bahia - https://www.tribunadabahia.com.br
23 de Abr de 2016

Um grupo de índios da tribo Kariri Xocó, do estado de Alagoas que há cerca de dez dias está em Feira de Santana, foi levado na manhã desta sexta-feira (22) à Unidade de Saúde da Família (Usf), do bairro Santo Antônio dos Prazeres para receber a vacina que previne os vírus H1N1, Influenza e H2N3. A iniciativa de levar os indígenas para a unidade de saúde foi do Conselho Municipal das Comunidades Negras e Indígenas.

Confiantes no poder do Deus Tupã e na cura através de ervas medicinais alguns membros do grupo composto de 22 índios, não aceitaram receber a vacina. O pajé Antônio César Geriçá aceitou receber a vacina, mas disse que é preciso compreender a diferença entre as culturas do homem branco e a indígena. "Esta é a sétima vez que estamos em Feira de Santana. Temos a nossa cultura, nossa raça, nosso toré que é nosso canto e fomos bem recebidos na cidade", salientou.

O pajé Geriçá, informou que os índios tem liberdade para receber ou não a vacina porque isso não faz parte da cultura deles. "O índio é assim mesmo, cismado, nervoso e tem medo. A vacina não dói, mas temos nossas ervas medicinais que nos curam", disse.

Os índios Kariri Xocó são da cidade alagoana de Porto Real do Colégio que faz divisa com o estado de Sergipe. Em Feira de Santana, os índios além das apresentações em escolas com a dança do toré, estão também expondo e vendendo artesanato indígena como: colares, arco e flecha, maracas, entre outros objetos. Eles vão continuar na cidade e retornarão à sua comunidade nos próximos dias.

A presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras e Indígenas Lourdes Santana, reconhece ser natural a atitude de alguns índios em não aceitarem a vacina contra a gripe. "Eles estavam com medo da vacina. O pajé foi vacinado e acredito que no final do dia os que não receberam a vacina vão acabar aceitando. O dever do conselho é apoiar os índios e eles se sentem agraciados", afirmou.

https://www.tribunadabahia.com.br/2016/04/23/temerosos-com-vacina-contr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.