VOLTAR

Tembés - Madeireiros acusados de ameaça de invasão

Diário do Pará
20 de Jul de 2006

Representantes de cinco aldeias da comunidade Tembé estiveram reunidos com o Secretário de Justiça, Marcos Eiró, e com representantes do Programa Raízes, Funai e Polícia Militar, discutindo pleitos e fazendo reclamações provocadas pela ameaça de invasão de madeireiros em terras indígenas localizadas na região Leste do Pará, quase fronteira com o Estado do Maranhão. A principal preocupação dos índios é quanto à permanência do policiamento para evitar que os madeireiros ocupem suas reservas, onde, inclusive, já foi constatada plantação de maconha, mesmo depois de 30 mil pés terem sido retirados pela Polícia "mas tem muito mais", revelou Joca Tembé, da Aldeia Itahu.

Outra reivindicação dos índios é a complementação de recursos, mas neste aspecto a Coordenadora do Programa Raízes, Adelina Braglia, esclareceu que já foram tantos os empecilhos, que agora teremos que fazer uma nova licitação, pois esta é a única solução. O secretário de Justiça, Marcos Eiró, confirmou que vai levar todas as reivindicações dos índios ao Governador do Estado esperando "no menor prazo possível ter uma resposta".

Os índios estão no aguardo da complementação que será destinada à compra de equipamentos, inclusive gerador de energia. O coronel Antonio Carlos de Brito Azevedo, da Divisão de Polícia Ambiental da PM, reconheceu que neste período (julho a dezembro) "é indispensável a presença de policiais naquela área", pois os madeireiros aproveitam a ausência do policiamento para invadir e extrair madeiras.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.