VOLTAR

'Tem que apanhar', diz vereador sobre índios que se recusam a desbloquear rodovias em protesto

G1 http://g1.globo.com/
Autor: Alysson Maruyama
07 de Mar de 2018

Uma declaração do vereador André Salineiro (PSDB) enquanto usava a tribuna na Câmara Municipal de Campo Grande, na terça-feira (6), gerou polêmica e revolta. O tucano criticou o protesto organizado por um grupo de índios na BR-163. (assista ao vídeo acima)

"Tem que chegar sabe como? Chegar lá o policiamento. Se não tiver conversa, tem que descer o cacete mesmo. Tem que apanhar, que eles vão revidar".

Salineiro continuou o tom crítico dizendo que "aí é hora de apanhar, porque senão eles não vão mudar essa atitude e todos nós seremos prejudicados".

O vereador emitiu uma nota à imprensa justificando os comentários. "Soube que um senhor portador de câncer, com consulta marcada há 3 meses perdeu a consulta por causa do bloqueio, e por isso me exaltei. Meu protesto não foi contra os índios, mas sim contra as interrupções recorrentes nas estradas." (veja a nota completa no fim desta reportagem)

"Todos nós seguimentos, nós temos uma luta. Uma luta verdadeira. Uma luta por direitos. Então, pelo que eu ouvi da fala dele, foi de puro preconceito mesmo. De desrespeito a uma nação", argumentou Silvana Terena, subsecretária de Políticas Públicas para População Indígena.

O Conselho Municipal de Direitos e Defesa dos Povos Indígenas vai protocolar na Câmara uma carta de repúdio à fala do parlamentar. Lideranças indígenas vão pedir direito de resposta na sessão de quinta-feira (8). A Ordem os Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB-MS) também se manifestou contra as declarações do vereador.

"Tem que levar em consideração que, historicamente, no nosso estado há conflitos entre os indígenas e produtores. Então, esse tipo de discurso, ele pode [sic]. É delicado nesse tipo de situação de conflito histórico", explicou Rodrigo Inoye, presidente da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da OAB.

Já o presidente da Casa de Leis, João Rocha (PSDB), disse que vai orientar Salineiro a se retratar publicamente. "Todos nós somos humanos e em algumas situações extrapolamos e acabamos proferindo uma palavra, uma frase inadequada. É o que pode ter ocorrido com o vereador", afirmou.

Veja, na íntegra, a nota do vereador André Salineiro (PSDB):

Com relação ao meu comentário em sessão plenária, na última terça-feira, esclareço que:

Estava me referindo aos protestos que tiram O DIREITO DE IR E VIR das pessoas. Soube que um senhor portador de câncer, com consulta marcada há 3 meses PERDEU A CONSULTA por causa do bloqueio, e por isso me exaltei.

Meu protesto não foi contra os índios, mas sim contra as interrupções recorrentes nas estradas brasileiras que tanto afetam o cidadão de bem. Pessoas perdem seus compromissos, crianças sofrem na espera dentro dos carros, problemas de saúde são agravados, cargas são perdidas, em alguns casos motoristas são extorquidos, etc...

O fato é que bloqueios não resolvem os problemas. Os índios podem buscar os órgãos responsáveis pela saúde indígena. POR QUE NÃO UM PROTESTO EM FRENTE A FUNAI?

Importante salientar que NÃO SOU CONTRA OS DIREITOS INDÍGENAS, mas sim contra protestos que coíbem os direitos dos demais (neste caso o de ir e vir). Além do que me referi a bloqueios de toda origem, inclusive dos Sem-terra. Ambos resolvem problemas desse tipo em negociações e procedimentos judiciais.

Me referi a TODOS OS PROTESTOS que prejudicam as pessoas que estão usando a estrada. Isso revolta a população e a polícia não pode fazer nada. É de INDIGNAR O CIDADÃO.

Quanto ao termo "descer o cacete", me referi à necessidade do uso progressivo da força em caso de delitos, sejam eles quais forem. O Estado precisa usar da força necessária para conter o crime. O ideal é conseguir resolver sem uso da força, porém muitas vezes isso não acontece.

A minha fala foi uma forma de mostrar minha indignação que É A DE TODOS QUE JÁ FICARAM PRESOS NUM BLOQUEIO, não de indígenas, mas de sem-terra ou qualquer bloqueio.

Meu direito acaba quando começa o do outro, simples assim.

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/tem-que-apanhar-diz-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.