VOLTAR

Teatro vai às escolas e comunidades indígenas

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
31 de Mai de 2010

A partir da próxima terça-feira (1), o grupo teatral Cia Locômbia inicia uma intensa maratona de apresentações teatrais em Boa Vista e no interior do Estado. Em comemoração ao mês do Meio Ambiente o grupo apresentará o espetáculo Mahá Barahá - O mito do Javali.

As apresentações são possíveis graças a parceria entre o Cia Locômbia e o Serviço Brasileiro de Apoio à Microempresa (Sebrae) que apoia o projeto "Circulação Teatro na Escola", vencedor do I Prêmio Empreendedorismo Cultural promovido pelo Sebrae, no ano passado. O Projeto conta ainda com a parceria do Parque Nacional Viruá do Instituto Chico Mendes, Organização dos Indígenas da Cidade (ODIC) a Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (FEMACT), SESC e as Escolas Públicas.

Espetáculos

O projeto Circulação Teatro realizará apresentações teatrais nas escolas da cidade e nos municípios de Cantá, Iracema, Caracaraí. As primeiras escolas visitadas serão Euclides da Cunha, no dia 1 de junho e a Escola Estadual Diomedes Soutomaior, no dia 4 de junho, em Boa Vista.

No dia 7 de junho o grupo leva a peça para comunidade indígena Canauanim, no município do Cantá, passa pelos municípios de Caracaraí e Iracema nos dias 11 e 12 de junho, respectivamente, e retorna ao Cantá, para uma apresentação na Comunidade Indígena Tabalascada, no dia 14.

Em Boa Vista, se apresenta ainda na Escola Estadual Luiz Ritler, dia 18; na Casa de Timóteo, 19, e encerra a turnê com uma grande apresentação no Teatro do Sesc, Mecejana, no dia 30 de junho.

Para a atriz e uma das produtoras da peça Beatriz Brooks, a origem da montagem do espetáculo surgiu após sentir a necessidade de acompanhar o crescimento do Estado de Roraima, "criando programas culturais que fomentassem o interesse do público infantil pelas artes cênicas incentivando o teatro nas escolas, realçando e valorizando a cultura ancestral".

Segundo ela, o espetáculo tem cunho didático-pedagógico e busca despertar nos estudantes e público em geral uma consciência ecológica e também o respeito à diversidade cultural. "No Mahá Barahá trabalhamos elementos da mitologia utilizando técnicas do teatro gestual, com máscaras, e bonecos, criando uma linguagem lúdica incentivando a preservação do planeta", explica.

O Mito do Javali

O espetáculo Mahá Barahá - O Mito do Javali foi inspirado na Mitologia Hindu onde a Criação, a Preservação e a Destruição se combinam para criar uma harmonia no Universo.

Avisa que espetáculo é para todas as idades e conta a história de um encantador de serpentes que rouba o mundo da sua protetora, a Madre Terra.

Para contar a história, o grupo utiliza a combinação do Teatro não verbal, máscaras indianas da técnica Chow Dance, mímica, dança clássica da Índia Odissi, bonecos e origami com música ao vivo de percussão, saxofone e clarineta. O espetáculo tem duração de 50 minutos e é encenado por Orlando Moreno, Beatriz Brooks, Shanti Ram, que também atuam na direção e criação do espetáculo.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=87504

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.