Brasil de Fato - www.brasildefato.com.br
Autor: Marcela Brandes
21 de Mai de 2026
A agenda cultural desta semana no Rio Grande do Sul reúne uma diversidade de expressões artísticas que atravessam diferentes territórios, linguagens e públicos. A programação começa com ações de teatro comunitário em escolas públicas e segue com festivais de cultura urbana, rodas musicais, lançamentos literários, concertos e celebrações da cultura popular. As atividades se espalham por cidades como Triunfo, Porto Alegre, Morro Reuter e também dialogam com outras cenas culturais do país, evidenciando a vitalidade da produção artística e o fortalecimento de iniciativas coletivas e acessíveis.
Festicom inicia atividades com teatro e ações em escolas de Triunfo
O Festival de Teatro Popular e Comunitário do Rio Grande do Sul (Festicom) abre nesta quinta-feira (21) a terceira edição com apresentações em escolas públicas de Triunfo (RS) atingidas pelas enchentes. A programação terá o espetáculo de marionetes Trabalhadores, além de doação de livros e ações de reconstrução escolar.
As atividades ocorrem às 11h e às 13h30, na Escola Nestor Vianna de Campos e na Escola Afonso Machado Coelho. Em 8 de junho, as mesmas escolas recebem apresentações de Teatro Lambe-Lambe.
ServiçoData: 21 de maio de 2026, às 11h e 13h30Onde: Escola Nestor Vianna de Campos e Escola Afonso Machado Coelho, em Triunfo (RS)Programação: espetáculo Trabalhadores, doação de livros e ações de reconstrução escolarPróxima atividade: apresentações de Teatro Lambe-Lambe em 8 de junho, nas mesmas escolasMais informações: evento gratuito
Feira do Livro de Morro Reuter reúne autores e mais de 50 atrações
A 33ª Feira do Livro de Morro Reuter promove encontros entre autores e leitores, além de espetáculos, oficinas e atividades culturais. O evento destaca nomes como Celso Gutfreind e Sandro Blume, além de incentivar a leitura entre estudantes da rede pública.
ServiçoData: de 21 a 24 de maio de 2026, das 8h às 21h (domingo até 19h)Local: Ginásio Municipal e entorno - Centro, Morro Reuter (RS)Mais informações: evento gratuito
Exposições na Fundação Ecarta abordam arte indígena e memória
A Fundação Ecarta abre nova temporada com exposições de Xadalu Tupã Jekupé, Isabelle Foliatti e Vherá Mirim Sergio. As obras exploram temas como memória, oralidade e cosmologias indígenas contemporâneas.
ServiçoData: 22 de maio de 2026, às 19h (abertura) | visitação até 28 de junhoLocal: Fundação Ecarta - Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre (RS)Mais informações
Festival Alvo ocupa Porto Alegre com hip hop, arte urbana e cultura de rua
O Festival Alvo promove uma imersão na cultura urbana com shows, batalhas de breaking, graffiti, skate e feira de marcas independentes. A programação gratuita reúne nomes como Coruja BC1, Cristal e MC Leti, fortalecendo a cena local e ampliando o acesso à cultura periférica. No dia anterior, o projeto Orin Itan propõe reflexões sobre ancestralidade africana com música e gastronomia.
ServiçoData: 23 de maio de 2026, das 18h às 21h; 24 de maio de 2026, das 14h às 21hLocal: Alvo Cultural - Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, Porto Alegre (RS)Mais informações: evento gratuito
BRazznRAP lança álbum com shows gratuitos em Porto Alegre
O coletivo BRazznRAP apresenta seu primeiro álbum em shows que articulam música instrumental, hip hop e ritmos brasileiros. A proposta destaca identidade, território e experimentação sonora.
ServiçoData: 23 de maio de 2026, às 15h; 26 de maio de 2026, às 20hLocal: Museu da Cultura Hip Hop RS e Galpão Cultural - Porto Alegre (RS)Mais informações: lançamento nas plataformas digitais em 27 de maio
Recital gratuito apresenta repertório internacional no Centro Cultural da Ufrgs
O pianista Andrey Lopes se apresenta no projeto Solo Piano com obras de Ravel, Rachmaninoff, Prokofiev e Camargo Guarnieri. O recital integra uma série mensal gratuita que busca aproximar o público da música de concerto em Porto Alegre.
ServiçoData: 25 de maio de 2026, às 12h30Local: Centro Cultural da Ufrgs - Rua Eng. Luiz Englert, 333, Porto Alegre (RS)Mais informações
Livro reúne quatro décadas de jornalismo investigativo em Porto Alegre
O jornalista Humberto Trezzi lança o livro Crime S. A. - 40 anos de investigação jornalística, reunindo reportagens produzidas ao longo de sua carreira no Rio Grande do Sul e em outros países. A obra percorre temas como corrupção, crime organizado e fraudes, revelando bastidores da apuração e os riscos enfrentados no exercício do jornalismo investigativo.
ServiçoData: 27 de maio de 2026, das 18h às 22hLocal: Espaço Amelie - Rua Vieira de Castro, 439, Porto Alegre (RS)Mais informações
Homenagem a Zé da Terreira celebra legado da arte popular
A Terreira da Tribo recebe uma homenagem ao artista Zé da Terreira, com show coletivo e lançamento de livro sobre sua trajetória. A atividade celebra a importância do artista para o teatro de rua e a cultura popular em Porto Alegre.
ServiçoData: 30 de maio de 2026, às 20hLocal: Terreira da Tribo - Av. Pátria, 98, Porto Alegre (RS)Mais informações
Palco Giratório leva teatro e dança ao CHC Santa Casa
A programação do Palco Giratório reúne diferentes linguagens das artes cênicas com espetáculos que abordam questões sociais contemporâneas. Entre os destaques estão Flamenco Negro, 2050 - Como será a Porto Alegre do Futuro? e Colapso e Destruição da Cidade de Porto Alegre.
ServiçoData: de 20 a 31 de maio de 2026, em diferentes horáriosLocal: Teatro do CHC Santa Casa - Av. Independência, 75, Porto Alegre (RS)Mais informações
https://www.brasildefato.com.br/2026/05/21/teatro-em-escolas-hip-hop-e-…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.