VOLTAR

TCU ordena Funasa a garantir atendimento à saúde indígena

Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=327650
14 de Set de 2009

A auditoria do Tribunal de Contas (TCU) encontrou falhas na atenção à saúde indígena do Acre. Foi verificada a falta de profissionais de saúde, estrutura física, equipamentos, remédios, alimentos, transporte adequado de doentes, prestação de serviços, transferência de recursos e mecanismos de controle dos recursos destinados à saúde indígena. As informações são do jornal A Tribuna.

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado realizou um debate nesta semana para apresentar esses problemas aos parlamentares e propor soluções. Segundo o TCU, as dificuldades começam com a transferência da verba pública. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) encaminha recursos às prefeituras, que, em muitos casos, repassam a verba para Organizações não Governamentais (ONGs).

As ONGs contratam de forma direta os agentes de saúde que atuarão nos postos e casas de saúde indígenas, criando um mecanismo de fornecimento ilegal de mão-de-obra para a Funasa. Essa sistemática gera problemas para o controle dos recursos.

De acordo com o relatório do TCU, "as prefeituras retêm parcelas de recursos para custear sua estrutura administrativa e há outra parte retida nas ONGs, que deveria ser repassada para atender à saúde. Para finalizar, os próprios agentes de saúde contratados pelas ONGs são os conselheiros que analisam a prestação de contas dessas organizações".

O TCU determinou que a Funasa repasse, de forma equânime, os recursos da saúde indígena, e realize processo seletivo simplificado para substituir os agentes de saúde contratados pelas ONGs. O tribunal também exige que a fundação garanta médicos, odontólogos, equipamentos, remédios, transporte e abastecimento de água aos povos indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.