VOLTAR

Tamanho do buraco na camada de ozônio em 2019 é o menor já registrado

OESP - https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral
22 de Out de 2019

Tamanho do buraco na camada de ozônio em 2019 é o menor já registrado
Nasa aponta que tamanho médio calculado este ano é de 9,3 milhões de quilômetros quadrados; todo ano o buraco atinge seu pico em setembro e outubro e desaparece no final de dezembro

das agências, O Estado de S.Paulo
22 de outubro de 2019 | 18h11

O tamanho do buraco na camada de ozônio, próximo ao Polo Sul, é o menor desde que foi descoberto, em 1985. A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) informou que a redução é mais resultado do clima antártico do que dos esforços para reduzir a poluição.

A agência calcula regularmente o tamanho do buraco. Neste ano, o tamanho médio do buraco na camada protetora de ozônio da Terra é de 9,3 milhões de quilômetros quadrados. O maior tamanho já registrado foi de 26,6 milhões de quilômetro quadrados, em 2006.

"Essas são realmente boas notícias, disse nesta terça-feira, 22,Paul Newman, cientista da Nasa. "Isso significa mais ozônio no hemisfério, menos radiação ultravioleta no superfície", explicou.

A camada de ozônio da Terra protege a vida na superfície contra radiação solar prejudicial, mas compostos de cloro produzidos pelo homem, que podem durar no ar por até 100 anos, desgastaram a proteção. Em todos os anos, o buraco atinge seu pico em setembro e outubro e desaparece no final de dezembro.

O Protocolo Internacional de Montreal de 1987 - o único tratado das Nações Unidas ratificado por todos os países da Terra - baniu muitos dos compostos de cloro usado em refrigerantes e aerossóis. A proibição resultou na redução do buraco nos últimos anos, mas os cientistas destacam que a significativa diminuição deste ano não é resultado desses esforços.

Segundo Newman, o cloro no ar precisa de temperaturas frias na estratosfera e nuvens para converter em uma forma do produto químico que come ozônio. Neste ano, as temperaturas registradas na atmosfera foram, em média, 16oC mais quentes que a média. "Isso é algo que acontece ocasionalmente, já havia sido registrado em 1988 e em 2002, mas não tão extremo como o registro de agora", disse Newman. "Recebemos uma ajuda neste ano", completou.

https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,nasa-diz-que-buraco-na-ca…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.