VOLTAR

Suspeitas de surtos em áreas indígenas monitoradas por meio eletrônico

Funasa - www.funasa.gov.br
21 de Jul de 2008

A partir de agora, já é possível fazer notificações de casos de doenças ou óbitos por causas infecciosas ou desconhecidas por meio da intranet da Funasa, disponível em todas as unidades da instituição. O objetivo é ter conhecimento imediato dos casos e traçar medidas de controle e prevenção de novos casos.

As pessoas envolvidas com saúde indígena poderão descrever as ocorrências por meio do preenchimento de um formulário eletrônico. Além de informações como data, local e a etnia, outros detalhes podem ser fornecidos, como o total de casos confirmados de alguma doença.

Os formulários preenchidos e enviados pela internet serão recebidos pela Funasa. As notificações serão acompanhadas pelas áreas técnicas do Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Funasa, onde serão definidas as ações e avaliada a necessidade de apoio local para resolução de emergência.

Segundo o responsável pela Coordenação de Monitoramento das Ações e Serviços (Comoa) do Desai, César Guimarães, a ação vai proteger não só a população indígena como a não indígena também.

O monitoramento de surtos em áreas indígenas é resultado da parceria da Funasa e a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.