VOLTAR

Surto de disenteria virótica assola população Yanomami

CCPY-Comissão Pró Yanomami-Boa Vista-RR
15 de Ago de 2005

A população Yanomami está sendo atingida, desde a semana passada, por um surto de disenteria virótica que já provocou a morte de uma criança menor de um ano e poderá se agravar, principalmente, nas regiões Demini (AM), Haxiu e Baixo Mucajaí (RR). A inquietante previsão é do Presidente do Sindicato dos Profissionais de Saúde na área Yanomami, que denunciou a epidemia entre as comunidades indígenas à imprensa local (Folha de Boa Vista, 11.08.05).

A fim de ajudar a controlar a situação, o Presidente da Hutukara Associação Yanomami, Davi Kopenawa Yanomami, cuja filha Silvia foi também gravemente atingida pelo surto de disenteria na aldeia do Demini, embarcou dia 11 de agosto, com uma equipe de emergência da Funasa, para a Terra Indígena Yanomami.

Entretanto, de acordo com o Presidente do Sindicato citado na Folha de Boa Vista de 11 de agosto, a preocupante situação sanitária da Terra Indígena Yanomami é agravada pela decisão dos profissionais de saúde que atuam na área e que não recebem salário há dois meses, de parar de trabalhar, deixando a descoberto vários postos de saúde.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.