VOLTAR

Surgimento dos Andes permitiu biodiversidade amazônica, diz estudo

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com
12 de Nov de 2010

Artigo assinado por 18 cientistas de diferentes instituições internacionais e publicado na última edição da revista "Science" aponta que a extraordinária diversidade de espécies da Amazônia começou a se delinear há mais tempo do que se pensava, e em consequência do surgimento da Cordilheira dos Andes.

A floresta amazônica é o mais variado dos ecossistemas mundiais, mas até hoje os cientistas não chegaram a um acordo sobre como e quando isso começou.

Os autores desse novo estudo compararam os padrões de diversidade biológica com dados geológicos e mostraram que a maior variedade de espécies atual na Amazônia está num terreno de mais de 1 milhão de quilômetros quadrados formado com sedimentos dos Andes, há cerca de 23 milhões de anos.

De acordo com os pesquisadores, é necessário, portanto, analisar os últimos 20 milhões de anos para entender a origem da biodiversidade amazônica, e não só períodos mais recentes.

O choque de placas tectônicas na porção ocidental da América do Sul e a consequente elevação dos Andes fez com que a configuração da planície amazônica mudasse substancialmente.

O sentido da drenagem desse terreno foi invertida e surgiram as condições para que a natureza se diversificasse. Uma extensa superfície alagada se formou e foi posteriormente drenada pelo Bacia Amazônica em formação, há cerca de 10 milhões de anos, oferecendo novas áreas para a colonização por animais e plantas terrestres.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1629668-16052,00-SURGIMENTO…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.