VOLTAR

Sul da Bahia comemora prisão de Babau

A Região (BA)
11 de Mar de 2010

Foi de alívio o clima no sul da Bahia, ao receber a notícia de que o suposto cacique Babau, na verdade Rosivaldo Ferreira da Silva, foi preso pela Polícia Federal durante a madrugada, na Serra do Padeiro, em Buerarema.

Ele estava sendo caçado desde agosto do ano passado, quando a justiça decretou a preventiva por uma série de acusações de crimes. Babau é acusado de formação de quadrilha, ameaça de morte, perturbação da ordem, bloqueio de rodovias.

Também era procurado por cárcere privado e invasão de fazendas. Ele ainda é acusado de tentativa de assassinato, incêndio criminoso, depredação de bens públicos e saques de bens em propriedades rurais.

O "cacique" Babau foi ouvido na delegacia da Polícia Federal em Ilhéus e encaminhado para a Superintendência Regional em Salvador. Ele teria resistido à prisão, mas depois se conformou e conta com a Funai para conseguir um habeas corpus.

Babau é considerado o líder dos supostos índios Tupinambás do sul da Bahia e, nos últimos anos, coordenou a invasão de pelo menos 17 fazendas, deixando um rastro de destruição.

O clima ficou ainda mais tenso na região depois que a Funai, Fundação Nacional do Índio, divulgou no ano passado um relatório alegando que mais de 47 mil hectares pertencentem aos "índios". A área fica em Ilhéus, Una, Buerarema e São José da Vitória.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.