VOLTAR

Suicos proibem transgenicos por 5 anos

OESP, Vida, p.A17
29 de Nov de 2005

Suíços proíbem transgênicos por 5 anos
AP e EFE
A população da Suíça decidiu anteontem, por referendo, proibir que seus agricultores usem organismos geneticamente modificados pelos próximos cinco anos. Essa proibição havia sido rechaçada pelo Parlamento.
A medida foi incentivada por ambientalistas e consumidores que defendem que os alimentos sejam produzidos sem manipulação genética. Argumentam que ainda não se conhecem os efeitos dos transgênicos na natureza.
Apesar da decisão de domingo, os suíços vão poder continuar importando organismos transgênicos, como milho imune a pragas e batatas que absorvem pouca gordura do óleo da fritura.
Quem se opôs à proibição, ao lado do Parlamento, foi a comunidade científica, que teme que as pesquisas e os recursos financeiros sejam interrompidos.
Os grandes agentes econômicos sustentam que a medida contraria as regras internacionais do comércio, já que os transgênicos não podem ser proibidos sem que haja provas de sua nocividade.
Pouco mais de 55% da população votou pela proibição, contra 44% que preferem que seu uso seja liberado o quanto antes.
A União Européia, da qual a Suíça não faz parte, encerrou em maio do ano passado sua moratória à entrada de novos alimentos transgênicos no continente. Mas a Alemanha e a França proíbem seus territórios produtos que consideram inseguros.

OESP, 29/11/2005, p. A17

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.