VOLTAR

Sudema disponibiliza no site normas nas Zonas da APA de Tambaba

Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Governo da Paraíba - http://sudema.pb.gov.br/
Autor: Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Governo da Paraíba
07 de abr de 2019

Sudema disponibiliza no site normas nas Zonas da APA de Tambaba
07/04/2019

Para pesquisadores, estudantes e amantes da natureza, as Unidades de Conservação (UCs) são espaços onde se tem um grande patrimônio biológico e ao mesmo tempo são abertos para o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. O Governo da Paraíba, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) disponibiliza no portal www.sudema.pb.gov.br, no link Unidades de Conservação, com uma aba sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Tambaba, que consta de uma série de recomendações do que é e não é permitido fazer no local.

As observações objetivam preservar a natureza, e, para isso, são necessárias algumas normas e recomendações para utilização. Entre as ações permitidas estão o turismo de observação e aventura, como passeios ciclísticos e caminhadas; e pesquisa científica de qualquer tipo desde que autorizados pelo órgão gestor da área. Já como algumas proibições estão: depositar resíduos poluentes como efluentes urbanos ou industriais não tratados, o desmembramento e a má utilização da área destinada ao naturismo, bem como degradação e desapropriação. No portal da Sudema tem os poderes e deveres mais detalhados.

Unidades de Conservação (UCs) - são áreas com recursos ambientais, requisitos ecológicos e/ou beleza cênica, cujo principal objetivo éassegurar às populações o uso sustentável da natureza. São decretadas por autoridades federais, estaduais ou municipais. Áreas particulares também podem ser transformadas em UCs, bastando para isso que o proprietário procure um órgão governamental demonstrando seu interesse em transformar sua área (ou parte) em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

http://sudema.pb.gov.br/noticias/sudema-disponibiliza-no-site-normas-na…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.