VOLTAR

Sudam será recriada ainda este ano

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
23 de Set de 2004

Ao ser questionado sobre quando a nova Sudam estaria em funcionamento em substituição a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), Pepeu Garcia afirmou que seria já a partir do final desse ano.
Segundo o diretor, o projeto de lei de recriação da Sudam já foi encaminhado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional que já aprovou, através da Comissão Especial constituída para este fim. Também foi aprovada pelo plenário da Câmara Federal. "Falta apenas ser votado pelo Senado, o que deve acontecer antes do final do ano, tão logo a pauta de votação seja desobstruída", disse.
Pepeu informou que, ao contrário do que aconteceu quando da extinção da Sudam e criação da ADA, quando se perdeu mais de um ano sem atividades na região, a recriação da Sudam será imediata, após a aprovação no Senado.
"O fato é que antes foi extinto um órgão e criado outro, agora será recriada a nova Sudam como órgão sucessor da ADA", explicou. "Ou seja, tudo que está sendo feito hoje pela ADA será incorporada à nova Sudam".
Ao ser perguntado sobre a diferença entre ADA e Sudam que justificasse a mudança, ele respondeu: "A Sudam tem nome, é uma marca regional que tem peso pela sua própria história de desenvolvimento na Amazônia, e isso foi quase que unânime entre os governadores que compõem a Amazônia".
Um dos pontos destacados por Pepeu, em relação à nova dinâmica de investimentos da ADA/Sudam, está na melhor divisão dos recursos entre os nove estados que compõem o órgão.
"Antes, por uma questão territorial, de PIB e de poder político, apenas os estados do Pará, Mato Grosso e Amazonas eram os mais beneficiados. Agora vamos redirecionar os recursos de modo a atender a todos os estados que compõem a ADA", afirmou.
Uma declaração do diretor chama a atenção para essa nova política de investimentos do órgão. Segundo ele, houve discriminação com os recém-criados estados do Acre, Rondônia, Amapá e Roraima.
"Com isso, acabamos criando uma espécie de gueto dentro da própria Amazônia, em relação aos estados que não usufruíram os recursos da Sudam", disse. "Esperamos corrigir as diferenças intra-regionais com essa nova política".
Para resolver essa questão e direcionar recursos para todos de forma igualitária, Pepeu Garcia afirmou que está sendo desenvolvido um Plano de Desenvolvimento Amazônico (PDA).
"Dentro desse PDA teremos duas referências: o PAS - Plano de Amazônia Sustentável, e o PPA - Plano Plurianual, elaborados por cada Estado ou do Governo Federal, refletindo algo que já existe e manifestando a vontade da população de cada Estado", disse.
A ADA, órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, é a instituição que na Amazônia tem o papel de planejar e articular as principais políticas públicas que possibilitem o crescimento sócio-econômico e ambiental da Amazônia. (R.R)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.