OESP, Vida, p. A26
29 de Abr de 2011
Subsídios estimulam consumo insustentável
Os subsídios governamentais para produtos agrícolas e combustíveis estão agora na mira dos ambientalistas. Segundo Achim Steiner, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), os preços artificialmente baixos de alguns itens, graças aos subsídios dos governos, estimulam o consumo desenfreado e não sustentável. Steiner acredita que os subsídios deixam os produtos tão mais baratos, frente ao que seria razoável na cadeia produtiva, que tornam impossível que as pessoas tomem a decisão correta na hora de consumir. "Hoje, quando deveríamos estar nos afastando dos combustíveis fósseis por várias razões, estamos subsidiando, isto é, incentivando, criando um preço distorcido", diz. "O que estamos fazendo com o consumidor por meio da redução de impostos, incentivos fiscais e subsídios é forçando-o a fazer uma escolha errada", completa ele.
Segundo Steiner, o padrão se repete na agricultura, que recebe subsídios governamentais em torno de US$ 300 bilhões por ano. Os preços mais baixos fazem com que as pessoas se acostumem a consumir mais, o que pode significar um risco ao abastecimento mundial no futuro.
OESP, 29/04/2011, Vida, p. A26
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110429/not_imp712416,0.php
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.