VOLTAR

STJ solta réu do caso Dorothy

OESP, Nacional, p. A12
23 de Abr de 2009

STJ solta réu do caso Dorothy
Fazendeiro acusado de mandar matar freira aguarda julgamento fora da prisão

Carlos Mendes

O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de ser um dos mandantes do assassinato na missionária Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, em Anapu, no sudoeste do Pará, vai aguardar novo julgamento em liberdade. A decisão de soltar o fazendeiro foi do ministro Arnaldo Esteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Bida estava preso desde 8 de abril, um dia depois que a Justiça anulou o julgamento em que foi absolvido por 5 votos a 2 pelo júri popular. Sindicatos de trabalhadores e movimentos sociais paraenses criticaram a decisão de Esteves.

Bida deverá ser solto assim que o TJ do Pará receber a comunicação do deferimento do pedido de habeas corpus em favor dele pelo STJ - provavelmente hoje. O fazendeiro está recolhido no Centro de Recuperação de Altamira. O novo julgamento ainda não foi marcado pelo TJ, mas deve ocorrer no começo do segundo semestre.

Segundo Esteves, o fazendeiro poderá ter a prisão novamente decretada caso "sobrevenham razões concretas a justificá-la". O ministro diz também na decisão que Bida deverá prestar compromisso perante o juízo competente de não se ausentar sem autorização judicial, além de comparecer a todos os atos do processo.

O advogado do fazendeiro, Eduardo Imbiriba, disse que a concessão da liminar respondeu às expectativas da defesa. "Nós provamos no fundamento do pedido que ele (Bida) em nenhum momento praticou qualquer ato que prejudicasse o processo." Para Imbiriba, seu cliente sabia que o julgamento poderia ser anulado e "nunca teve a intenção de fugir".

DESAPONTAMENTO

Entidades e movimentos sociais ligados à questão agrária e aos direitos humanos criticaram a decisão, afirmando que ela representa uma derrota para os que lutam contra a impunidade. A religiosa Júlia Depew, integrante do Comitê Dorothy Stang, não escondeu o desapontamento com a decisão: "A gente já está ficando cansada desse jogo da Justiça. O Bida perde todas na Justiça do Pará, mas ganha todas na Justiça em Brasília."

OESP, 23/04/2009, Nacional, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.