VOLTAR

STF notifica Bolsonaro para explicar acusação sobre queimadas causadas por ONGs

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
Autor: Sabrina Rodrigues
07 de Out de 2019

STF notifica Bolsonaro para explicar acusação sobre queimadas causadas por ONGs

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, notificou o presidente Jair Bolsonaro a explicar as suas declarações de que Organizações Não-Governamentais (ONGs) poderiam estar por trás das queimadas na Amazônia.

As acusações foram feitas no dia 21 de agosto.

"O crime existe, e nós temos que fazer o possível para que não aumente, mas nós tiramos dinheiro de ONGs, repasses de fora, 40% ia para ONGs, não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta de dinheiro. Pode estar havendo, não estou afirmando, a ação criminosa desses "ongueiros" para chamar a atenção contra minha pessoa e contra o governo do Brasil, declarou Bolsonaro, na época.

Dois dias depois às afirmações de Jair Bolsonaro, a Associação Alternativa Terrazul, com sede em Fortaleza, no Ceará, entrou no STF com um pedido de explicações ao presidente em que ele teria que responder algumas perguntas como: quais são as ONGs suspeitas de terem provocado as queimadas, quais organizações tiveram o repasse de verbas cancelado, quais as provas ou indícios que o Presidente tem, por exemplo.

Alexandre de Moraes acatou o pedido da Associação Terrazul por achar a solicitação procedente por estar prevista no artigo 144 do Código Penal, que trata de crimes contra a honra.

https://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/stf-notifica-bolsonaro-para-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.