VOLTAR

Soja transgênica já é plantada no Sul

O Globo, Ciência e Vida, p. 40
08 de Out de 2004

Soja transgênica já é plantada no Sul

Chico Oliveira

Os produtores gaúchos decidiram não esperar pela legalização da soja transgênica e já iniciaram o plantio de algumas variedades precoces. A maior parte dos quatro milhões de hectares destinados à soja no estado será plantada entre a segunda quinzena deste mês e o dia 20 de novembro e, em sua quase totalidade, será ocupada por variedades transgênicas - com ou sem aprovação da Lei de Biossegurança pela Câmara dos Deputados ou uma nova medida provisória, asseguram os agricultores gaúchos.
- O produtor não está preocupado com o que acontece em Brasília. O problema é do governo - advertiu ontem, em Porto Alegre, o presidente da Brasoja, a maior corretora de soja do sul do país.
Se tudo correr bem, diz ele, o Rio Grande do Sul produzirá cerca de 9,8 milhões de toneladas na próxima safra. Mas, como adverte Jairo Marcos Kohlrausch, vice-presidente da Cooperativa Mista Alto Jacuí (Cotrijal), de Não-Me-Toque, poderão ocorrer prejuízos na produtividade média da soja porque, com o atraso na definição do governo, os produtores não estão conseguindo financiamento para a compra de insumos:
- Os bancos estão financiando alguma coisa, mas de forma muito restrita, pois estão esperando a medida provisória. Com isso haverá um prazo muito curto para a compra de fertilizantes e a conseqüência poderá ser um plantio com menor tecnologia, em prejuízo da produtividade. Quanto maior for a demora na solução do problema, maior será o prejuízo à safra.
Em Santo Ângelo, nas Missões, uma das regiões onde mais se planta soja no Rio Grande do Sul, os produtores estão ansiosos por uma solução para a soja transgênica.
- Todos gostariam de plantar dentro da lei. E não há outra solução, pois não existe mais semente de soja convencional - revelou o vice-presidente da Cooperativa Tritícola Regional de Santo Ângelo (Cotrisa), Amando Dalla Rosa.
O governador Germano Rigotto reiterou ontem a necessidade de ser editada uma medida provisória:
- É urgente uma definição legal e os produtores não podem mais esperar.

Ministro promete solução ainda nesta semana
Eliane Oliveira
BRASÍLIA. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou ontem que o governo busca encontrar uma solução ainda esta semana para os produtores de soja transgênica. Em plena época de plantio da safra, os agricultores estão parados porque a Lei de Biossegurança ainda não foi aprovada pelo Congresso Nacional. O ministro assegurou que algum dispositivo legal será adotado:
- Posso garantir aos produtores que haverá condição de legalidade para todos. O governo sabe disso e não vai permitir que a ilegalidade persista. É uma questão de horas.
O Senado aprovou a Lei de Biossegurança com modificações na última quarta-feira e, por isso, o texto voltará à Câmara dos Deputados, onde há 17 medidas provisórias trancando a pauta. Entre as alternativas estudadas pelo governo está a edição de uma nova MP específica sobre transgênicos.
Isso só não ocorreu ainda, segundo o ministro, por causa do grande acordo firmado no Senado, que garantiu a aprovação da lei.
- Todos os partidos concordaram e esperamos que o mesmo ocorra na Câmara - afirmou.

O Globo, 08/10/2004, Ciência e Vida, p. 40

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.