VOLTAR

Sob pressão do garimpo, da soja e da madeira

O Globo, O País, p. 19
02 de Mai de 2004

Sob pressão do garimpo, da soja e da madeira
'Terras indígenas são barreiras à expansão descontrolada'

Para o coordenador da área de recursos naturais do IBGE, Celso Monteiro, a morte dos 29 garimpeiros na reserva Roosevelt é apenas uma amostra do que pode vir a ocorrer na região. Basta olhar o mapa de estudo de fronteira agrícola que a geógrafa Adma Hamam está preparando para visualizar o potencial de conflitos.
- As terras indígenas e as unidades de conservação sofrem uma enorme pressão, são barreiras à expansão descontrolada. Quando não é a produção de soja que avança, vinda de Mato Grosso, e a exploração de madeira, que vem do Pará, e o garimpo - diz ela.
O esvaziamento de vários órgãos governamentais iniciado no governo Collor atingiu o IBGE. Quando a ONU recomendou, após a Rio-92, que os países fizessem o mapeamento de seus recursos naturais visando à preservação, o instituto encontrava-se sem dinheiro e com o quadro de pessoal reduzido. O projeto de sistematização dos recursos naturais foi salvo, ao menos no que se refere aos nove estados que formam a Amazônia Legal, pela idéia de procurar o Sivam e propor que as ferramentas desenvolvidas para a vigilância da região servissem também para gerar conhecimentos sobre o meio ambiente.
- A idéia é fazer o mesmo com todas as regiões do país. Mas agora, sem convênio, dependemos da verba do ministério - diz Monteiro.(C.G.)

O Globo, 02/05/2004, O País, p. 19

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.