VOLTAR

Sob Bolsonaro, Defesa ignorou pedido para levar alimentos a ianomâmis, diz organização

O Globo - https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/01
Autor: JARDIM, Lauro
23 de Jan de 2023

Sob Bolsonaro, Defesa ignorou pedido para levar alimentos a ianomâmis, diz organização

Por Rodrigo Castro
23/01/2023 16h03 Atualizado há 2 horas

O Ministério da Defesa ignorou um pedido de apoio logístico para levar alimentos à Terra Yanomâmi em dezembro, segundo o Conselho Indígena de Roraima (CIR). A solicitação foi feita por meio de ofício após denúncia de subnutrição, cujas principais vítimas eram crianças e idosos.

No documento, o conselho afirmava que a situação requeria urgência e citava a necessidade de ajuda para transportar cerca de 4 mil cestas básicas liberadas pela Funai.

Em novo posicionamento, o CIR cobra a investigação dos responsáveis e aponta que o "governo Bolsonaro praticou o crime de genocídio contra os povos indígenas ianomâmi". Estima-se que cerca de 570 crianças morreram nos quatro anos de sua gestão.

A organização filantrópica diz que não consegue mais precisar quantas crianças foram mortas e quantas mulheres foram vítimas de violência. Denuncia ainda que o rio Uraricoera, fonte de caça e pesca na região, tornou-se um "verdadeiro cemitério de corpos".

Diz o conselho:

"O Conselho Indígena de Roraima alertou e denunciou por inúmeras vezes a invasão de mais 20 garimpeiros ilegais e total abandono na área de atendimento à saúde indígena. O caos instalado na saúde é o retrato do crime premeditado que o Governo Bolsonaro praticou contra os povos Yanomami".

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/01/sob-bolsonaro-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.