VOLTAR

Só chuva poderá deter incêndio na Chapada Diamantina

OESP
Autor: Ari Moreira
25 de Out de 2003

A comunidade organizou uma passeata exigindo providências por parte das autoridades e a utilização de um maior número de homens no combate ao incêndio.

Somente uma chuva forte na Chapada Diamantina, nos próximos dias, será capaz de controlar os diversos focos de incêndio que se concentram na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Barbado. Os incêndios acontecem todos os anos, mas não há equipamentos suficientes para os brigadistas que tentam controlar os focos. Os locais são de difícil acesso e não há meios de atingir algumas das principais áreas afetadas.

Os ambientalistas admitem que parte da flora original da região já se perdeu, mas ainda não se pode calcular com exatidão quantos hectares foram atingidos.

Em Lençóis, principal cidade turística da região, a população está apreensiva, pois já há focos nos arrededores. Na área do Parque Nacional da Chapada Diamantina estão as nascentes de alguns dos principais rios da Bahia.

A comunidade organizou uma passeata exigindo providências por parte das autoridades e a utilização de um maior número de homens no combate ao incêndio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.