VOLTAR

Skate Parque se torna Área de Proteção Ambiental em Porto Velho

G1 - https://g1.globo.com/
28 de Ago de 2022

Skate Parque se torna Área de Proteção Ambiental em Porto Velho
Decisão foi tomada visando proteger o igarapé local e suas nascentes. A visitação continua permitida.

28/08/2022

O Parque Jardim das Mangueiras, popularmente conhecido como Skate Parque, em Porto Velho, é um espaço de lazer da população da capital e agora é uma Área de Proteção Ambiental (APA).

No parque, dentro dos 7,14 hectares com vegetação natural, foram identificadas 12 nascentes e mais de 60 espécies arbóreas diferentes.

Nesse caso em específico, o fator que pesou na decisão dessa mudança foi a necessidade de proteção do igarapé local e de suas nascentes. No geral, o objetivo das reservas é conservar os processos naturais e a biodiversidade.

De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), com essa medida, uma das principais mudanças é que a unidade deve dispor de um conselho administrado pelo órgão responsável e com representantes de vários órgãos públicos, bem como organizações da sociedade civil e da população.

Na prática, o espaço deve oferecer condições para realização de pesquisa científica, além de todas as atividades do local, daqui por diante, levar a ideia do desenvolvimento sustentável.

A visitação continua permitida e a missão é conciliar a ocupação humana e o uso da área e dos recursos naturais de forma sustentável. Agora, com a responsabilidade social do parque ter se transformado em reserva, é necessário garantir orientação das características ambientais da área para a população.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2022/08/28/skate-parque-se-tor…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.