VOLTAR

Sivam inaugura Centro de Usuários no Tocantins

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Jorge Gouveia
07 de Nov de 2002

Unidade faz parte do Projeto Sivam e funcionará como um banco de dados para apoio de várias ações

Está previsto para ser inaugurado hoje, às 16 horas, na Secretaria Estadual de Planejamento e Meio Ambiente (Seplam), o Centro Estadual de Usuários (CEU), unidade do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). O CEU estará ligado diretamente a um dos três Centros Regionais de Vigilância (CRV). No caso do Tocantins, a interligação é feita com o CRV de Belém (PA), cujo início das operações está previsto para dezembro próximo.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Comissão para Coordenação do Projeto Sivam (CCSivam), os CEUs têm como objetivo formular as políticas de desenvolvimento de cada estado, utilizando os dados e ferramentas disponibilizados pelo Projeto Sivam. O governo estadual, por sua vez, também proverá de informações o banco de dados do CRV.

Os recursos instalados no CEU facilitarão o apoio e o desenvolvimento de atividades como: planejamento, definição e fiscalização do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE); vigilância meteorológica da região; mapeamento e análise da poluição de bacias hidrográficas; planejamento urbano, rural, de energia, de saneamento e transportes; monitoramento de deflorestamentos, incêndios e queimadas; identificação e análise de tendências de focos epidêmicos; previsão e acompanhamento de ações da Defesa Civil.

Após a inauguração, na qual está prevista a presença do governador Siqueira Campos (PFL) e do secretário estadual de Planejamento, Lívio de Carvalho, o presidente da Comissão para Cordenação do Projeto Sivam, Brigadeiro-do-Ar, Teomar Fonseca Quirico, fará uma palestra sobre o funcionamento do Projeto Sivam na Amazônia e do CEU no Estado.

A previsão para novos terminais do CEU no Tocantins são para as cidades de Ananás, Araguaína, Araguatins, Arraias, Augustinópolis, Axixá, Colinas, Colméia, Dianópolis, Guaraí, Miracema, Miranorte, Natividade, Paraíso, Paranã, Porto Nacional, Taguatinga, Tocantinópolis, Wanderlândia, Xambioá, Gurupi e Araguaçu. Os serviços do CEU derão ser utilizados pela Polícia Federal, Ibama, Funai e outros órgãos oficiais

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.