VOLTAR

Sivam inaugura Centro de Usuários no Acre

Gazeta do Acre-Rio Branco-AC
Autor: DIVA ALBUQUERQUE
25 de Ago de 2002

Na próxima terça-feira (27), autoridades do Sivam e do Estado, inauguram durante cerimônia oficial, o Centro Estadual de Usuários (CEU) do Sistema no Acre. O Acre é o terceiro Estado da Amazônia Legal a inaugurar uma destas unidades na região. Outros dois Estados, Amazonas e Pará, já têm implantados o CEU.

A cerimônia contará com a presença do presidente do CCSIVAM (Comissão para Coordenação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia) brigadeiro-do-ar Teomar Fonseca Quírico e representantes do governo do Acre.

Após a inauguração, o brigadeiro Quírico fará uma explanação sobre a situação atual do Sivam. Em 25 de julho próximo passado, em Manaus, foi ativado 75% do Sistema pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

No Estado do Acre, além do CEU, o Sivam implantou a Unidade de Vigilância
de Rio Branco, a Unidade de Vigilância Transportável e Unidade de Telecomunicações em Cruzeiro do Sul, Unidade de Telecomunicações em Tarauacá, Plataformas de Coleta de dados em vários rios, e diversas Estações Meteorológicas de Altitude e Superfície em diversas localidades do Estado.

A implantação dos CEUs (estão sendo implantados nove Centros Estaduais de Usuários nas capitais dos Estados) acontece através de uma ação conjunta dos governos estaduais com a CCSIVAM. No Acre, o Centro funciona no Instituto de Meio Ambiente (Imac).

COMO FUNCIONA - Os Centros Estaduais de Usuários são Unidades do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), implantadas junto aos governos estaduais para disponibilizar às secretarias de Estado acesso às informações, ferramentas e funções aplicativas do Sivam, por meio dos Centros Regionais de Vigilância (CRV) associados. Cada um dos Estados terá o seu CEU associado a um dos três CRV (Belém, Manaus ou Porto Velho).

Os CEUs estão diretamente ligados à formulação de políticas de desenvolvimento de cada Estado, utilizando, para isso, os dados e ferramentas disponibilizados pelo Projeto Sivam. O governo estadual, por sua vez, também, proverá de informações o banco de dados do CRV ao qual estará conectado, tornando o CEU um órgão usuário remoto de grande porte do Sivam.

Proporcionando os meios, o Sipam busca, dessa maneira, a integração com os governos estaduais, por intermédio de cada CEU, com o objetivo de incrementar as diversas atividades conduzidas pelos órgãos estaduais, de acordo com os produtos e dados gerados

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.