VOLTAR

Situação dos quilombolas no Vale do Ribeira é discutida em reunião

Defensoria Pública da União - http://www.dpu.gov.br
19 de Fev de 2015

A atuação da Defensoria Pública na defesa dos interesses dos quilombolas que vivem na região do Vale do Ribeira (SP) pautou reunião, realizada na terça-feira (11), entre a Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras - Vale do Ribeira (Eaacone), a Defensoria Pública do Estado de São Paulo em Registro (SP) e a Defensoria Pública da União (DPU) em São Paulo. Foram discutidas estratégias de aproximação da DPU com as comunidades, assim como a viabilização de atuação à distância com o apoio da Equipe de Articulação e da Defensoria Estadual.

O atendimento de demandas federais das comunidades vinha sendo realizado pela DPU em Santos e São Vicente, atuante na Subseção Judiciária de Santos, a partir das demandas das comunidades quilombolas, com intermediação da Eaacone. Porém, desde 2014, com a instalação da Vara Federal em Registro e a alteração da jurisdição do Vale do Ribeira, o atendimento das comunidades passou a ser realizado pelos ofícios de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da DPU em São Paulo, por não existir unidade da instituição em Registro.

"A visita foi muito proveitosa, pois a Defensoria Pública da União precisa de parceiros na sociedade civil e nos outros órgãos públicos, para expandir sua atuação e atingir a população que mais necessita de seus serviços", afirmou Mariana Preturlan, defensora pública-chefe em São Paulo. Participou também da reunião o defensor federal João Freitas de Castro Chaves.

Além da atuação judicial nos processos que foram remetidos de Santos a Registro, a DPU em São Paulo acompanha o andamento dos processos administrativos de regularização fundiária com participação na Mesa de Conciliação Permanente mantida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado.

Causa quilombola

Atualmente, o Vale do Ribeira é a região com maior concentração de comunidades quilombolas em São Paulo - aproximadamente 30 - concentradas em diversos municípios como Eldorado, Iporanga e Barra do Turvo. São inúmeras as demandas federais, em especial em relação à regularização fundiária dos territórios pelo Incra, uma das principais bandeiras da DPU na defesa de comunidades vulneráveis.

Vale do Ribeira

Localizado no sul do Estado de São Paulo e norte do Paraná, o Vale do Ribeira abrange a Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape. Em área de 2,8 milhões de hectares, na qual estão 31 municípios - nove paranaenses e 22 paulistas - vive uma população de mais de 480 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2000. Outros 21 municípios no Paraná e 18 em São Paulo estão parcialmente inseridos na bacia do Ribeira.

A região abriga 21% dos remanescentes de Mata Atlântica existentes no Brasil e apresenta importante diversidade ecológica, com florestas, remanescentes de restingas e de manguezais. No entanto, apesar do alto grau de preservação de suas matas, o Vale do Ribeira é uma das regiões mais pobres de São Paulo e do Paraná. Seus municípios possuem índices de desenvolvimento humano inferiores às respectivas médias estaduais.

Em 1999, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) considerou como Patrimônio Natural da Humanidade a Reserva de Mata Atlântica do Sudeste, constituída por 17 municípios do Vale do Ribeira. As áreas preservadas da região não se encontram apenas nos parques e estações ecológicas, mas também em terras indígenas, quilombolas e nos bairros rurais, onde predomina a pequena agricultura de subsistência. Habitam a área também comunidades caiçaras, índios Guarani, pescadores tradicionais e pequenos produtores rurais.

http://www.dpu.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2529…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.