VOLTAR

Situação do rio Madeira é tema de audiência pública em Brasília

Página 20-Rio Branco-AC e Agência Câmara-Brasília-DF
29 de Mai de 2003

A Comissão de Amazônia e de Desenvolvimento Regional promoverá audiência pública, hoje, sobre o tema "O Projeto Energético e de Navegação do Rio Madeira". Foram convidados para o debate o diretor de Geração de Furnas Centrais Elétricas, Antônio de Pádua Benfica Guimarães; e o diretor de Contratos da Construtora Norberto Odebrecht, José Bonifácio Pinto Júnior.

A audiência irá discutir o projeto que possibilitará a geração energética de aproximadamente 7.410 MW, sendo 3.580 o rio Santo Antônio e 3.900 no rio Jirau. Além disso, propiciará a integração de infra-estrutura energética e de transporte do Brasil, Bolívia e Peru; e a interligação elétrica dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso ao Sistema Elétrico Interligado Brasileiro.

"Os estudos realizados demonstram que a navegabilidade dos afluentes do rio Madeira, com a elevação das águas, irá permitir o escoamento pela hidrovia de 25 milhões de toneladas de grãos e de 7 milhões de toneladas de insumos; o que significará substancial melhora na expansão do agronegócio da região", garante o deputado Miguel de Souza (PL-RO).

Ainda de acordo com Miguel de Souza, o projeto vai possibilitar a "criação do maior sistema hidroviário do mundo, através da interligação das bacias do Amazonas e do Prata, permitindo o desenvolvimento da vasta região central da América do Sul".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.