VOLTAR

Sipam quer intensificar ações em RR

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: LOIDE GOMES
30 de Mar de 2005

Um grupo de 15 técnicos do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) está em Boa Vista desde ontem, para divulgar as atividades do órgão e firmar parcerias com entes públicos federais e estaduais para o compartilhamento das informações monitoradas pelo Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia).
O Sipam foi implantado em Roraima em 2003. Atua em toda a Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão) com o objetivo de integrar informações e gerar conhecimentos atualizados para a articulação, planejamento e coordenação das ações globais do Governo Federal nessa região.
Os técnicos se dividiram ontem à tarde para realizar o Fórum de Gestores da Amazônia e fazer visitas técnicas em vários órgãos sediados em Boa Vista, para apresentar o Sipam e fazer um levantamento das necessidades de cada entidade, para estreitar a parceria já existente
Eles visitaram o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Funai (Fundação Nacional do Índio), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), a Femact (Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia) e o Palácio Senador Hélio Campos.
Na programação de hoje, estão previstas reuniões no DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), Ministério Público Estadual, 1ª Brigada de Infantaria de Selva, Secretaria Estadual de Saúde, Defesa Civil do Estado de Roraima, UFRR (Universidade Federal de Roraima), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
O diretor executivo do Centro Gestor e Operacional do Sipam em Manaus (AM), Edgar Fagundes, fez uma avaliação positiva do primeiro dia de encontros e destacou que todos esses órgãos poderão usufruir as imagens de satélite e mapas do Sipam.
Explicou que o sistema gera grande quantidade de informação e conhecimento na forma de mapas, tabelas e relatórios. "E nós estamos aqui justamente par divulgar isso, para que o governo estadual possa utilizar essas informações no atendimento a questões ambientais, de vigilância, meteorologia e monitoramento territorial", afirmou.
As informações são compartilhadas por meio de terminais remotos interligados via satélite com o Centro Técnico Operacional de Manaus. Em Boa Vista existem quatro computadores, instalados no Ibama, DNPM, 1ª Brigada e no Incra, além do Centro Estadual do Usuário, na Femact, que reúne outros quatro computadores.
No interior do Estado, o Sipam também dispõe de terminais remotos em Caracaraí, Alto Alegre, Mucajaí, Bonfim, Normandia, Pacaraima, São João da Baliza, São Luís do Anauá e nas comunidades indígenas Wai-Wai e Jatapuzinho, ambas no Sul do Estado.
Nos próximos anos, o órgão pretende ampliar a rede de atendimento com a instalação de outros terminais na Funai, MPE, Secretaria Estadual de Saúde, IBGE, Defesa Civil, Embrapa e Universidade Federal de Roraima. Cada conjunto é composto por microcomputador, aparelho de fone-fax e pelo conversor, que permite a comunicação com o satélite.
Neste momento, Edgar Fagundes ressaltou que a prioridade é a consolidação da rede existente para depois fazer a ampliação. Ele frisou, no entanto, que algumas demandas da Capital poderão ser atendidas ainda este ano, com a instalação do fone-fax sem a antena.
Ele anunciou ainda que pretende usar os terminais remotos já existentes em programas de inclusão digital e projetos educacionais e de saúde por meio de tele-salas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.