VOLTAR

Sipam beneficia índios karitianas com internet banda larga

SIPAM - http://www.sipam.gov.br/content/view/2236/
01 de Out de 2009

Trezentos e doze índios da Aldeia Kiwoã, localizada dentro da Terra Indígena Karitiana, foram beneficiados com a instalação de antena parabólica VSAT (sigla em inglês para Very Small Aperture Terminal) pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), realizada no último dia 30 de setembro. A instalação na aldeia, a 150km da capital de Rondônia, foi resultado da parceria com o projeto de inclusão digital do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ofereceu curso de informática e doou computadores para a escola municipal da aldeia. É a primeira terra indígena do estado a receber uma VSAT equipada com sistema de banda larga IP Advantage, que permite um melhor acesso à rede mundial de computadores, com dois megabytes de velocidade compartilhada.

Além de funcionar 24 horas por dia, sem interferência de fatores climáticos, a antena também permite ligações telefônicas gratuitas para os demais terminais do mesmo tipo (cerca de 700 instalados em toda a Amazônia Legal) e para linhas convencionais através do direcionamento feito no Sipam em Porto Velho. "Nossos parentes índios têm direito a conhecer as tecnologias para se integrar à sociedade em condições de igualdade", defende José Neumar da Silveira, gerente regional do Sipam. Responsável pela preservação da cultura indígena local, o cacique José Maria Karitiana, ou Poopa, só vê benefícios no contato dos índios com as novas tecnologias. "Nossa cultura nunca acaba. Essa ajuda faz crescer muito a aldeia, que precisa estudar para ter os mesmos direitos dos brancos", revela José Maria.

Acesso para escola e órgãos públicos

Em cerimônia na aldeia na manhã da quarta-feira (30), treze indígenas receberam das autoridades do Sipam, Senai, TJ e da Caixa Econômica Federal seus certificados de conclusão do curso e comemoraram a inauguração da sala de informática. "Agradecemos ao Sipam pela parceria, sem ela não seria possível a nossa inclusão digital", disse Inácio Karitiana, diretor da escola.

O acesso à internet também será útil para ações dos agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que mantêm casas de apoio na aldeia. Hoje, o Centro Regional do Sipam em Porto Velho é responsável por 108 antenas, que são muitas vezes a única forma de comunicação em áreas isoladas como terras indígenas, postos de fronteira e unidades de conservação.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.