VOLTAR

SETOR MADEIREIRO DEBATERÁ FUTURO SÓCIO-ECONÔMICO EM SEMINÁRIO NO PARÁ

Singular Notícias
18 de Set de 2003

Para debater o futuro da atividade madeireira no Brasil, sob vários ângulos sociais e econômicos, a ABIMCI - Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente, em parceria com a AIMEX - Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará, irá realizar o VI Congresso Internacional de Compensado e Madeira Tropical, entre os dias 23 e 26 de setembro, em Belém, Pará.

O tema no primeiro dia, A Atividade Madeireira - Problema ou Solução?, será abordado nos painéis: A Situação Fundiária e as Implicações para o Desenvolvimento Sustentável, e Concessões Florestais: Potencial de Geração de Rendas e Empregos. No segundo dia, com o enfoque na Floresta - Uso Sustentável: Conhecer para Conservar, haverá painéis sobre o Manejo de Florestas Naturais e Treinamento em Manejo Florestal, Capacitação em Identificação de Espécies, Floresta como Bem Social, Reflexões sobre a Geração de Benefícios Sócio-ambientais Derivados da Floresta em larga-escala na Amazônia.

Segundo Odelir Battistella, presidente da Abimci, a oportunidade para discussão dos temas em um congresso vai de encontro ao esforço que o segmento vem fazendo no sentido mostrar sua importância econômica e social no país. "Somos, muitas vezes, classificados como predadores do meio ambiente. Contudo, existe a possibilidade da convivência da floresta produtiva, que inclui a geração de riquezas sócio-econômicas, com a preservação ambiental", afirma Battistella.

O setor reúne atualmente cerca de 13,5 mil empresas que atuam no processamento da madeira, participando com cerca de 2,0% do PIB, pouco mais de US$ 8 bilhões, com uma arrecadação em tributos superior a US$ 2,1 bilhões. Em 2002, o volume de empregos gerados somou 2,5 milhões de pessoas na cadeia produtiva em mais de 60% dos municípios brasileiros.

Outras informações sobre o evento, que será realizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas de Belém, poderão ser obtidas pelo telefone: 55 (11) 3722-334, com a WR São Paulo, pelo fax: 55 (11) 3721-3116, ou pelo e-mail: wrsp@uol.com.br. Nos sites da ABIMCI: www.abimci.com.br e da AIMEX: www.aimex.com.br também há outros detalhes sobre os encontros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.