Folha de S. Paulo-SP
16 de Abr de 2002
Uma exposição de fotos e desenhos sobre o cotidiano dos índios mehinakus é promovida pelo Sesc São Caetano para marcar o Dia do Índio. A mostra abre hoje e permanece em cartaz até o dia 25 de maio.
O território do povo mehinaku fica localizado no Parque Indígena do Xingu, no norte do Mato Grosso, banhado pelos rios Tuatuari e Batovi.
A mostra "Mehinaku - Message From Amazon" traz fotos produzidas por Vito D'Alesio, dentro do Projeto Mehinaku, organizado pela produtora Dialeto Latin American Documentary.
Há também pinturas feitas por Kamalá Mehinaku, que vive na aldeia. Os temas principais são as diferentes formas de vida na região, entre pessoas, animais e espíritos cultuados pelos moradores da reserva.
Na abertura da mostra acontecerá uma palestra com Paulo Pinagé, indigenista e pesquisador, chefe do setor de educação do Parque Indígena do Xingu e Vito D'Alesio, responsável por toda a documentação fotográfica do Projeto Mehinaku. Haverá também uma mostra de vídeos sobre o cotidiano dos mehinakus.
A entrada é franca.
Mehinaku - Message From Amazon
Quando: até 25/05, seg., qua. e sex., das 9h às 12h, ter. e qui., das 14h às 17h. Exibição de vídeo: seg., qua. e sex., às 15h, ter. e qui., às 9h, sáb., às 16h30 e de seg. a sex., às 18h
Onde: Sesc São Caetano (rua Piauí, 554), em São Caetano do Sul (SP)
Quanto: gratuito
Informações: 0/xx/11/4229-8288
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.