VOLTAR

SESC realiza ações em valorização à cultura indígena

Alagoas em Tempo Real
10 de abr de 2008

Em comemoração ao Dia do Índio, 19 de abril, o SESC realiza uma campanha de valorização à cultura indígena nos dias 11, 14 e 15 de abril, nas suas unidades educacionais Escola SESC Jaraguá (11/04), SESC Ler Palmeira dos Índios (14/04) e SESC Ler Teotônio Vilela (15/04). O projeto consiste em aproximar os alunos e professores das escolas da realidade vivenciada pela tribo Kariri-Xocó.

A tribo convidada é proveniente do município de Porto Real do Colégio, situada à beira do rio São Francisco, e resultou da junção entre os Kariri (nativos) e os Xocós (refugiados dos perigos trazidos pela colonização desde o século XIX). Como duas etnias foram misturadas, dois caciques e dois pajés estão na liderança política e espiritual do grupo

A comunidade Kariri-Xocó é um exemplo de resistência cultural e de organização. Através do cultivo da sua cultura e dos conhecimentos passados de pai pra filho, a despeito dos imensos desafios que precisam vencer, eles mantêm a dignidade e o respeito pelo outro e pela vida.

Na oportunidade, os educandos e educadores bem como a comunidade, poderão dialogar com os expositores acerca das suas vivências, costumes, artesanato e expressões artístico-culturais desenvolvidas e perceber que todos são exímios cantores e dançarinos do Toré, como também curandeiros e especialistas na cura com o uso de ervas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.