VOLTAR

Sesc-Arsenal debate avanço do agronegócio em terras indígenas

24 horas news-Cuiabá-MT
19 de Abr de 2005

A programação da "Semana dos Povos Indígenas: a Política Indigenista no Brasil", promovida pelo Sesc-Arsenal, em Cuiabá, vai até quarta-feira. Na segunda-feira, na abertura do evento, aconteceu a palestra com o tema a política indigenista e a participação dos povos indígenas.

Nesta terça, 19 de abril, o assunto do debate que começará às 19 horas, será o avanço do agronegócio e os impactos sócio-ambientais, com participação de representantes da Unemat, Formad, Procuradoria Geral da República e também com a presença de Paulo Henrique Skiripi Rikbaktsa Mairawë Kayabi.

Um dos pontos altos da programação desta terça é o lançamento do relatório da Missão Mato Grosso - Plataforma Brasileira de Direitos Humanos e Econômicos Sociais e Culturais - que retrata a situação atual dessas questões no estado. A impressão do relatório contou com apoio financeiro da Assembléia Legislativa, a pedido do deputado estadual Ságuas Moraes (PT). O parlamentar também está prestigiando a Semana Indígena.

No evento também serão debatidos assuntos como o modelo de atenção à saúde indígena e a educação escolar indígena.

Uma atrativa programação cultural também está sendo desenvolvida com a temática indígena, com exibição de vídeos, exposição de fotos, visitas ao Museu Rondon e ainda o lançamento do Livro Nas Pegadas de Rondon, de Hélio J. Bucker e Ivete B. Bucker.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.