VOLTAR

Sesau vai levar ações de saúde mental para população quilombola de Poço das Trincheiras

Tribuna Hoje - https://tribunahoje.com
Autor: Suely Melo
25 de Set de 2023

Projeto Nise Presente nos Quilombos vai acontecer nos quilombos Jacu e Mocó nestas terça (26) e quarta (27)

Por Suely Melo com Ascom Sesau
25/09/2023 12h06

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá promover, nesta terça (26) e quarta-feira (27), ações de saúde mental para a população dos quilombos Jacu e Mocó, no município de Poço das Trincheiras, no Sertão de Alagoas. A iniciativa integra o projeto 'Nise Presente nos Quilombos', em referência às diretrizes defendidas pela médica psiquiatra alagoana Nise da Silveira, que se destacou nacionalmente pela defesa e aplicação de terapias focadas na humanização durante a assistência às pessoas em sofrimento mental.

A ação, que será executada por técnicos da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, irá levar psicológicos e psiquiátricos para os quilombos Jacu e Mocó, visando atender os moradores destas localidades que necessitem de assistência em saúde mental. Durante os dois dias da intervenção, os profissionais da Secretaria de Saúde de Poço das Trincheiras serão capacitados com foco nas notificações de lesões provocadas e também serão feitas visitas domiciliares, oficinas de artesanatos para geração de renda e rodas de conversa com as mulheres quilombolas.

Paralelamente, técnicos da Supervisão de Atenção às Pessoas com Deficiência farão um rastreamento dos quilombolas que possam vir a apresentar Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ainda durante a execução do projeto, serão disponibilizadas vacinas e exames para os moradores, em parceria com a Gerência de Atenção Primária (GAP) e a Assessoria Técnica em Doenças Imunopreveníveis e Vacinação (ATI).

De acordo com a supervisora da Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, o objetivo principal da ação é trabalhar a saúde mental da população quilombola, resgatando sua identidade cultural, pois os moradores das comunidades Jacu e Mocó têm apresentado diversos quadros de doenças mentais. "O Nise Presente nos Quilombos é um projeto de saúde mental voltado para as comunidades quilombolas do Estado. Detectamos muitos casos de suicídio, depressão e ansiedade. Já realizamos uma visita nestas comunidades do município de Poço das Trincheiras e, como a maior demanda é por assistência na área de saúde mental, estamos voltando com este projeto", explicou.

Identidade cultural

O projeto também irá levar oficinas de batuque para adolescentes e de turbante e tranças, com o objetivo de promover uma atividade cultural com as mulheres, resgatando a cultura afro e oportunizando autonomia e empoderamento feminino. A ação acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Instituto de Identificação e Expresso da Cidadania da Defensoria Pública, que estará no evento com um ônibus, oferecendo diversas ações.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a iniciativa terá um olhar voltado para as especificidades das duas comunidades quilombolas de Poço das Trincheiras. "São comunidades que, muitas vezes, têm dificuldades em receber assistência na área da saúde, principalmente no tocante à saúde mental e, por isso, iremos promover uma intervenção voltada à assistência psicossocial, principalmente porque já se constatou um grande número de quilombolas em sofrimento mental", reforçou o gestor da saúde estadual.

https://tribunahoje.com/noticias/saude/2023/09/25/126948-sesau-vai-leva…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.