VOLTAR

Sesai recebe a visita de índios Enenawê.nawê

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
22 de Mar de 2011

Na tarde de ontem (21), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) recebeu a visita de índios da etnia Enenawê.nawê, do Norte do Mato Grosso. A etnia foi uma das últimas a ter contato com os não indígenas, há pouco mais de 40 anos.

Os índios vieram em busca de melhorias no atendimento à saúde prestado à comunidade. A etnia é atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, no pólo base de Brasnorte. "Estive na região há pouco tempo e conheço a realidade desse povo", afirmou o secretário da Sesai Antônio Alves de Souza.

O Diretor do Departamento de Gestão da Saúde Indígena (DGESI), Fernando Rocha, explicou aos indígenas o processo de transição na saúde indígena e as atuais mudanças na gestão do subsistema. "Trabalhamos intensamente para tornar cada DSEI uma unidade gestora autônoma, para que ela possa ter agilidade para resolver as demandas na área de saúde. Essa autonomia é fundamental nesse novo momento da saúde indígena".

Especificidades

Os Enenawê.nawês pedem melhorias no posto de saúde que atende as aldeias da comunidade, principalmente reformas físicas na estrutura do posto. "O local é muito quente, precisamos de algo para refrescar o ambiente. O calor prejudica o armazenamento dos remédios e o atendimento dos pacientes", explica Dodowai, um dos representantes da etnia.

Outra ação encaminhada é a mudança na forma de dedetização das aldeias. "O veneno que passam atualmente não mata os insetos, e isso acaba causando doenças nas crianças e nos adultos da aldeia", relata Ameiro, índio Enenawê e Agente Indígena de Saúde (AIS) na comunidade.

Para Bianca Coelho, Coordenadora do Controle Social da Sesai, no trabalho de gestão do subsistema de atenção à saúde indígena é necessário dar atenção as especificidades de cada comunidade. "A região em questão tem uma grande quantidade de baratas, por isso o cuidado no processo de dedetização das aldeias tem que ser redobrado, além de um controle com o lixo que é levado das cidades para as aldeias".

Os representantes indígenas também solicitaram que mais AIS fossem treinados. Por três meses ao ano, a etnia se divide por vários pontos do território Enenawê.nawê para a construção de represas destinadas à pesca. Os peixes capturados são utilizados em um dos principais rituais do povo.

Respostas

O secretário da Sesai ouviu as solicitações dos representantes povo Enenawê.nawê. "Vamos garantir que os pedidos sejam atendidos. Ainda esta semana, as respostas sobre como serão feitas as melhorias e a compra de equipamentos serão dadas a você", falou o secretario, pedindo que eles voltassem à sede da Sesai esta semana. O tempo solicitado é para o cumprimento das exigências legais de compra de material e administração dos recursos humanos.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.