VOLTAR

Sesai recebe delegação do Parlamento Surui

Sesai - http://portal.saude.gov.br
30 de Jun de 2011

O Secretário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Antônio Alves de Souza, recebeu hoje (30) uma delegação de lideranças do povo Paeté-Surui, integrantes do Parlamento Surui, entidade de governo criada pela comunidade.

O grupo pertence ao Distrito Sanitário Especial Indígena Vilhena e veio até Brasília em busca de melhoras no atendimento de saúde prestado no local. Na região existem 1350 índios da etnia Surui, distribuídos em 27 aldeias em Rondônia e no Mato Grosso.

Almir Surui, uma das lideranças, afirma que a população está preocupada e precisa de melhoras urgentes no atendimento a saúde. "Atualmente não há equipes de saúde nas aldeias e o povo ainda não sabe direito como está sendo a transição na saúde indígena", argumentou o líder.

Para o secretário Antônio Alves é preciso garantir que as equipes multidisciplinares cheguem até as aldeias. "Essa é a missão da Sesai, garantir o atendimento básico nas aldeias. O quadro que herdamos na saúde indígena é complexo, mas estamos trabalhando para que vocês tenham orgulho dessa nova secretaria", afirmou o gestor.

Ele explicou aos presentes os trâmites da administração pública e porque as soluções muitas vezes demoram a chegar. "Eu gostaria de resolver tudo com muita rapidez, mas há uma série de regras a seguir na administração". Para o líder Júlio Surui, é importante buscar o diálogo entre a secretaria e as lideranças indígenas para solucionar os problemas de saúde indígena. José Surui completou o pensamento: "Até hoje parece que o homem branco não entende como trabalhar com o indígena. Agora temos que fazer uma mudança", concluiu.

Gestão

Antônio Alves concordou com os indígenas de que o grande problema da saúde indígena atualmente é de gestão, e citou algumas medidas tomadas para corrigir esta problemática. "Na questão do repasse fundo a funda para as prefeituras, já ficou decidido que o Incentivo a Atenção Básica dos Povos Indígenas (IAB-PI) não vai mais ser repassado para as prefeituras de Rondônia. O recurso ficará com a Sesai e vamos levantar o saldo que temos nessas prefeituras para decidir como aplicá-lo".

Outra medida, segundo o secretário é a substituição da mão de obra terceirizada pela contratação de servidores para atuar na saúde indígena, através de concursos públicos atentos a especificidade da área.

Encaminhamentos

O secretário recebeu uma carta de reivindicações dos Surui, e no final da reunião foi elaborado um documento onde a secretaria se compromete a enviar uma equipe técnica, ainda em julho, para o DSEI Vilhena e para o pólo base de Cacoal, para fazer um diagnóstico situacional do distrito, além da visita a algumas aldeias na Terra Indígena Sete de Setembro. Antônio Alves se comprometeu de visitar as aldeias do povo Paeté-Surui, provavelmente no mês de agosto.

Além da visita da equipe técnica, a Sesai vai encaminhar um pedido de auditoria do DSEI Vilhena ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), para descobrir de que forma foram gastos os recursos da saúde indígena nos últimos anos no local.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.