VOLTAR

Sesai participa de mutirão junto a Funai em aldeias do Mato Grosso para fortalecimento de ações de saúde indígena

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
11 de Out de 2011

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, em Mato Grosso, participa até o dia 18/10 conjuntamente com a Fundação Nacional do Índio (Funai) de um mutirão de Defesa dos Direitos Sociais e Previdenciários do território indígena de Campinápolis, no leste do estado.

O mutirão de ação social conjunto tem como objetivo levar ações preventivas de saúde, aproveitando a logística implementada pela Funai para desenvolver ações de retirada de documentos e outras atividades de cidadania para mais de 700 indígenas da região.

Segundo a Chefe do DSEI Xavante, Castorina Lourdes dos Santos, o principal foco da ação, por parte da saúde indígena, é a educação e aplicação de medidas preventivas de saúde. "A Sesai estará trabalhando na promoção e prevenção nas áreas estipuladas para esta ação conjunta com a Funai. O intuito é fortalecer as ações de saúde nas áreas indígenas", afirmou.

Durante dez dias de ação, as equipes multidisciplinares de saúde indígena, compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e nutricionistas, devem atender pelo menos cinco aldeias da região. "São dez dias, onde equipes estarão levando ações de atenção e imunização. Eles vão verificar e atualizar cartões de vacina, avaliar as gestantes, hipertensos e diabéticos. Os profissionais de saúde também continuarão a realizar exames para diagnosticar casos de tuberculose e demais doenças", explicou Castorina dos Santos.

O tempo de permanência das equipes de saúde nas aldeias de Campinas, São Pedro, Santa Maria, Parambure e Palmeiras será de no mínimo dois dias.

Ações

No cronograma de ações desenvolvidas pelas equipes de saúde indígena está a realização de atendimento odontológico com escovação supervisionada e aplicação de flúor. Haverá também acompanhamento do estado nutricional e suplementação de Ferro e Vitamina A para crianças indígenas.

Entre as demais ações de saúde se destaca o acompanhamento pré-natal, hiperdia (sistema de acompanhamento e cadastramento de hipertensos e diabéticos), busca ativa de sintomas de problemas respiratórios.

Atividades de educação para a saúde também serão implementadas. Serão apresentadas palestras sobre DST /HIV /AIDS para gestantes, ressaltando a importância da realização do exame preventivo para o Câncer do colo uterino.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.