VOLTAR

Servidores da saúde indígena que atuam no Dsei-Leste entram em greve e cobram salários atrasados

G1 https://g1.globo.com/
06 de Abr de 2019

Servidores que atuam na saúde indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Leste deflagraram greve nessa sexta-feira (6) para cobrar dois meses de salários atrasados.

O grupo é contratado pela Fundação São Vicente de Paulo, que presta servido à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão subordinado ao Ministério da Saúde.

A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos privados de Serviços de Saúde de Roraima (Siemesp), Joana Gouveia, disse que a medida extrema de suspender o trabalho foi uma decisão aprovada em assembleia porque ao menos 1.039 servidores estão enfrentando dificuldades sem os salários.

"Estamos com os meses de fevereiro e março em atraso. Há colegas que chegaram ao limite estão vivendo de doações. A situação está complicada", disse ela neste sábado (6). Em Boa Vista, o grupo montou uma tenda em frente à sede do DSEI-Leste.

Segundo Joana, entre os grevistas há enfermeiros, técnicos, médicos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, agentes de endemias e outros servidores que atuam na saúde indígena.

O Siemesp informou ainda que o DSEI-Leste atende a 35 comunidades, o que corresponde a uma população de 52 mil indígenas.

O G1 tenta contato com a Fundação São Vicente de Paulo. Há duas semanas o Fundação disse que aguardava repasse do governo federal para pagar os salários dos servidores. Na mesma data, o Ministério da Saúde também disso que o convênio estava sendo analisado. O órgão foi procurado novamente neste sábado, mas ainda não se manifestou.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2019/04/06/servidores-da-saude-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.