VOLTAR

Serviço Florestal tem nova ouvidora

SFB - http://www.florestal.gov.br/
19 de Dez de 2011

A advogada Fernanda da Silveira Campos é a nova ouvidora do Serviço Florestal Brasileiro. Analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente desde 2006, Fernanda Campos tomou posse no dia 13 de dezembro.

Nomeada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, ela exercerá um mandato de três anos. As atribuições da Ouvidoria estão previstas no artigo 62 da Lei no 11.284/2006, que criou o Serviço Florestal e disciplina a gestão de florestas públicas.

Nos últimos quatro anos, a nova ouvidora trabalhou na Assessoria Jurídica do SFB, atuando na análise jurídica de convênios e acordos de cooperação técnica celebrados pelo órgão. Confira a seguir a entrevista com Fernanda Campos sobre como será o trabalho à frente da Ouvidoria.

Qual o papel da Ouvidoria do SFB?
A Ouvidoria é a unidade do Serviço Florestal Brasileiro que trata das manifestações dos cidadãos - tanto dos membros da comunidade interna (servidores, estagiários e prestadores de serviços), quanto da comunidade externa. É a instância de interlocução entre o órgão e o público e atua na melhoria da qualidade do serviço prestado, uma vez que visa a estimular a participação do indivíduo no controle e na avaliação da instituição e de seus serviços. O trabalho da Ouvidoria, que é um instrumento para a transformação institucional permanente, tem o intuito de agregar valor ao SFB e evitar a repetição de reclamações dos cidadãos sobre os mesmos assuntos. Em síntese, a Ouvidoria mantém seu foco no coletivo, procurando corrigir eventuais distorções existentes nos processos de trabalho e, assim, evitar que os problemas se tornem recorrentes.

Quais as metas da Ouvidoria para 2012?
Dentre as metas da Ouvidoria do SFB para o próximo ano, destaco a reestruturação da unidade e o estabelecimento de novos procedimentos internos; a modernização da Ouvidoria, com a implantação de um sistema informatizado de gestão, que trará mais agilidade, precisão e segurança às demandas recebidas; o desenvolvimento de um trabalho de divulgação e sensibilização dos servidores e gestores do SFB quanto às atribuições da Ouvidoria; a realização de atendimento nas localidades em que o SFB fará audiências públicas; a participação em reuniões com outras Ouvidorias, especialmente as ambientais, para troca de conhecimentos e definição de ajustes; a implantação de pesquisa de satisfação sobre o trabalho realizado pela Ouvidoria, o que gerará relatórios; e a divulgação dos relatórios elaborados pela Ouvidoria.

Como você avalia o crescimento das Ouvidorias públicas no Brasil?
Considero positivo o crescimento, na medida em que as unidades de Ouvidoria do setor público brasileiro surgiram da constante necessidade de os cidadãos se fazerem representar dentro das instituições governamentais, visto que essas Ouvidorias se constituem no canal direto de comunicação entre os indivíduos e tais instituições. As Ouvidorias públicas têm o sublime papel de ser a voz dos cidadãos dentro dos órgãos e das entidades e de propor melhorias contínuas na prestação dos serviços públicos.

Qual o público da Ouvidoria do SFB?
A ouvidoria do SFB é uma ouvidoria mista e tem por finalidade receber, encaminhar, acompanhar, sistematizar e compilar demandas da comunidade interna (servidores, estagiários e prestadores de serviços) e externa (cidadãos, de forma individual ou coletivamente, por intermédio de ONGs, associações, grupos de quilombolas, empresas, concessionários etc).

Quais são os canais de acesso à Ouvidoria do SFB?
O SFB presta serviços à sociedade brasileira, portanto os cidadãos têm o direito de manifestar suas opiniões por meio de elogios, solicitações, denúncias, sugestões e reclamações. As contribuições possibilitam o aperfeiçoamento do órgão. Para tal, a Ouvidoria disponibiliza vários meios de acesso:
- E-mail: ouvidoria@florestal.gov.br.
- Telefone: (61) 2028-7120.
- Fax: (61) 2028-7001.
- Formulário eletrônico: http://www.florestal.gov.br.
- Atendimento pessoal e/ou carta: SCEN Trecho 2, Bloco A do LPF, sala 83, Brasília/DF - CEP: 70.818-900.

http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/servico-florestal-tem-nova-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.