VOLTAR

Serviço Florestal avalia impacto do manejo florestal em assentamentos de Pernambuco

Serviço Florestal Brasileiro - http://www.florestal.gov.br/
23 de Out de 2013

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) promoveu na quarta-feira, 23/10, em Recife (PE), um encontro para apresentar os resultados do apoio à realização do manejo florestal comunitário em 13 assentamentos de Pernambuco.

Para avaliar o impacto do apoio aos produtores rurais foram analisados a produção de lenha e carvão por meio do manejo, o valor alcançado com a venda, a variação dos preços ao longo dos últimos três anos, quanto os produtos florestais representam na renda total dos agricultores familiares, a área manejada, a quantidade de pessoas envolvidas, entre outras informações.

Os agricultores familiares recebem assistência técnica provida pelo SFB com o objetivo de viabilizar as condições para a realização do manejo florestal e, assim, obter uma fonte de renda complementar ou principal. Ao mesmo tempo, a lenha e carvão produzidos pelos assentamentos contribuem para a oferta legal desses produtos no mercado. Para entender o impacto dessa ação, o SFB avaliou as melhorias que potencialmente a economia florestal poderia trazer aos produtores rurais.

Ao todo, foram entrevistadas 181 famílias que responderam questões sobre condições sociais, ambientais e econômicas. Entre elas, condições sobre saneamento, educação, destino dos resíduos sólidos, formas de acesso à água, composição do rebanho, da produção agrícola e a composição da renda.

O estudo mostrou que em 100% dos casos houve melhoria de renda, com o manejo participando de até 27% da renda média das famílias para um período de apenas três meses de trabalho com a floresta. Os recursos adicionais tem sido usados principalmente para ajudar a pagar o crédito fundiário e para melhorias coletivas por meio das associações.
Assentamentos com manejo florestal apresentaram, ainda, baixa incidência de fogo, de erosão do solo e de roubo de madeira.

Os assentamentos avaliados estão nos municípios de Betânia, Floresta, Ingazeira, São José do Belmonte e Serra Talhada, e incluem tanto aqueles da reforma agrária quanto os do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).

Ao todo, cerca de 150 assentamentos nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco recebem apoio do SFB para realizar atividades florestais sustentáveis. A fim de expandir o estímulo a essas ações no bioma Caatinga, o SFB vem apoiando a assistência técnica aos produtores, a capacitação de extensionistas no tema e a formação complementar a estudantes de cursos técnicos no Nordeste.

http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/servico-florestal-avalia-im…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.