VOLTAR

Sergipe será piloto de projeto desenvolvido pelas Nações Unidas

MMA - http://www.mma.gov.br/
13 de Nov de 2013

Representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) escolheram Sergipe para ser piloto no projeto desenvolvido pelo PNUD/MMA visando reduzir e mitigar a degradação de terras em áreas susceptíveis à desertificação, além de promover a manutenção de funções ambientais. O projeto, com investimentos de U$ 4 milhões do GEF (Global Environment Facility), foi apresentado na manhã dessa quarta-feira (13/11), ao secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, e dirigentes e técnicos de outras instituições com atuação em áreas do semiárido e sertão sergipano.

Segundo o diretor de Combate à Desertificação do MMA, Francisco Campello, o Governo de Sergipe desponta entre os demais Estados do Nordeste para projeto piloto do PNUD por ações desenvolvidas em projetos estruturantes. "São ações em projetos com promoção de convivências sustentáveis que visam melhorar as condições de vida, particularmente ao nível das comunidades locais, e que revertem os vetores da desertificação no Estado", disse. Ele ressaltou ainda o fato da Secretaria de Saneamento estar hoje inserida na Convenção Nacional de Combate à Desertificação (UNCCD, sigla em inglês), formado por 12 ministérios e 11 Estados. "O projeto a ser executado em Sergipe vem também fortalecer o Programa de Combate à Desertificação em Sergipe (PAE)", afirmou Campello.

REFORÇO

Genival Nunes considera mais uma grande conquista do governo de Sergipe o fato de o Estado ser piloto em um projeto desse porte na área ambiental. "O projeto do PNUD visa reforçar o planejamento do uso da terra em pequenas propriedades que compõem os 905 estabelecimentos rurais do estado, por meio de flexibilização e delineamento dos processos de licenciamento ambiental e uso da terra", declarou. "A iniciativa evitará, reduzirá e mitigará a degradação de terras em áreas susceptíveis à desertificação. Estou muito feliz com mais essa conquista".

Pré-aprovado e com valor definido para execução em Sergipe, toda estrutura do projeto foi apresentada por Rosenely Diegues e Donald Sawer, ambos integrantes do PNUD - que é a agência líder da rede global de desenvolvimento da ONU e que trabalha principalmente pelo combate à pobreza e pelo desenvolvimento humano. Segundo explicou Sawer, o processo de implantação de projeto em Sergipe será elaborado em inglês e português, e em seguida, todo o passo a passo do projeto a ser executado nas áreas de desertificação será reapresentado ao Global Environment Facility (GEF).

Para José Holanda Neto, técnico de planejamento da Secretaria de Agricultura, o projeto impulsiona maior interesse em apoiar o exercício de práticas inovadoras e integradas, abrangendo a assistência técnica e extensão rural para essas áreas degradadas. Positivamente também sinalizou a favor do projeto o superintendente da Companhia de Desenvolvimento do Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, Paulo Viana.

Dos municípios susceptíveis à desertificação em Sergipe, estão: Poço Redondo, Canindé de São Francisco, Monte alegre, Gararu, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, e Porto da folha. A missão do PNUD e do MMA estará nessa quinta-feira (14/11), em Poço Redondo. Na ocasião participará de Oficina de Marco Lógico, e da apresentação do projeto Manejo Sustentável do Uso da Terra do Nordeste Semiárido do Brasil-Sergipe.

http://www.mma.gov.br/informma/item/9790-sergipe-ser%C3%A1-piloto-de-pr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.