VOLTAR

Seqüestradores usaram carro da Funasa

CIR-Boa Vista-RR
06 de Jul de 2004

O veículo da Fundação Nacional de Saúde, placa NAH 5081, foi usado por índios contrários à homologação da TI Raposa Serra do Sol para dar apoio às manifestações realizadas na aldeia Contão, onde dois servidores da Funai e outros dois do Convênio CIR-Funasa foram mantidos em cárcere privado.
O veículo foi apreendido no suposto posto de fiscalização da aldeia Contão, e os servidores Lauro Pereira e Lourenço Cândido, que estavam no veículo, foram impedidos de deixar o local. A viatura havia sido deslocada até as aldeias Waromadá e Água Fria para remover pacientes que deveriam receber atendimento no Hospital do Índio, em Boa Vista.
Em depoimento, o motorista Lauro Pereira relatou que foi obrigado a entregar a chave do carro para índios ligados à Sodiurr. Ele denunciou que líderes desta organização usaram a viatura para atividades políticas do movimento. "Eles disseram que iam pegar o carro porque o carro é dos índios", comenta.
Através do ofício n. 232/2004, a coordenação do Convênio CIR-Funasa, comunicou ao coordenador regional da Funasa, Ipojucan Carneiro, as avarias do veículo, que constam de "chassis, coxim do cambio, cruzeta traseira, ponta do cardan, quebrados; retentor dianteiro estourado; defeitos no sistema de direção, alternador, sistema de combustível e luzes de freios", cita o documento.
O Conselho Indígena de Roraima solicitou que a Funasa tome providências para o ressarcimento dos prejuízos causados no veículo que deveria ter por única finalidade o atendimento à saúde dos povos indígenas do Distrito Sanitário Leste de Roraima - DSL/RR.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.