VOLTAR

Senai de Várzea Grande promove curso qualificação para índios

24 Horas News-Cuabá-MT
14 de Set de 2005

A unidade do Senai de Várzea Grande em parceria com o Instituto Raoni e Fundação Maori, da cidade de Colíder (636 km de Cuiabá), promove de 12 a 23 de setembro, um curso de qualificação de Mecânica Diesel destinado a cinco índios da tribo kayapó. Os índios pertencem às aldeias mekâgnorte e pukanú, localizadas na serra do Cachimbo, no sul do Pará. O curso está sendo realizado nas dependências da unidade de Várzea Grande.

Além dos cinco índios, também está participando das aulas, o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), Adriano dos Santos, que é o responsável por acompanhar as duas tribos até a cidade.

Serão oito horas de aula por dia (de manhã e a tarde), totalizando 80 horas, nas quais os alunos terão noções de matemática metrológica dimensional; câmbio e motor a diesel; utilização de ferramentas mecânicas de medição; além da manutenção preventiva das peças de um motor, quando os alunos aprendem sobre qual é o momento propício para a troca de cada peça.

Segundo o gerente do Senai-VG, José Barbosa Batista, o objetivo de ministrar esse curso para os índios é para que eles possam receber uma qualificação profissional, exercendo o trabalho de mecânico em sua aldeia. "Por meio do curso, os próprios índios poderão fazer a manutenção em suas embarcações quando precisarem, já que este é o meio de transporte mais utilizado naquela região. Além disso, por morarem em locais afastados, não existem profissionais qualificados para prestar o serviço quando precisam", finaliza o gerente. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.