VOLTAR

Senador doa livros à biblioteca da Funai

Site da Funai
05 de Ago de 2004

O Presidente-substituto da Funai, Roberto Lustosa, recebeu ontem, dia 04.08.2004, o senador Geraldo Mesquita Jr., do PSB do Acre, que veio à Funai fazer a doação de exemplares de dois livros, com temática indígena, para serem incorporados à biblioteca do órgão. As duas obras, Nuku Mimawa Xarabu e Índios no Acre: História e Organização. Uma delas, de músicas Kaxinawá, produzida pela Organização dos Professores Indígenas do Acre-OPIAC, foram reeditadas pela Gráfica do Senado.

Nascido e criado no Acre, o Geraldo Mesquita Jr. disse que estranhava, quando ainda criança, ouvir dizer que no Acre não existiam índios, se ele próprio foi criado entre eles. O seu pai, Geraldo Mesquita, ex-governador do Acre, foi, segundo o senador, a pessoa que deu todas as condições materiais para que a Funai se instalasse naquele Estado, um dos mais indígenas da Federação. "Meu pai não apenas ajudou a Funai, mas principalmente os índios que, na época, eram perseguidos por seringueiros e outros segmentos da sociedade não-índia. Ele chegou a criar crianças índias cujos pais haviam sido mortos nessas perseguições", afirmou.

De acordo com o senador, não foi apenas o exemplo do pai que o estimulou a defender os índios, mas o próprio convívio entre eles, que o despertou para "defender os interesses daqueles que eram os primeiros habitantes do seu Estado e que mereciam ser tratados com todo o respeito e ter garantido os seus direitos originários às terras em que habitavam.".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.